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Avaliação na educação pré-escolar: um processo em participação através da autoavaliação

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Abstract(s)

Neste trabalho apresentamos o percurso desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada, focando-nos de modo mais particular no estágio no jardim de infância e no estudo de investigação-ação que desenvolvemos. Começamos por apresentar, em termos genéricos, a Educação Pré-escolar em Portugal, principalmente em termos curriculares e, neste âmbito destacamos a avaliação como elemento de currículo. A avaliação é entendida como fundamental na prática educativa dos educadores de infância e podemos perspetivá-la no quadro de avaliação das crianças, dos seus percursos de desenvolvimento e aprendizagem, e também no quadro da qualidade da própria ação educativa e contexto onde esta ocorre. No estudo que desenvolvemos e na ação que implementámos situamo-nos no primeiro quadro – a avaliação das crianças – e refletimos e desenvolvemos a avaliação em participação através da autoavaliação. À medida que a ação se foi desenvolvendo fomos percebendo que, quando incentivadas, as crianças participam através de momentos de autoavaliação e vão aprendendo a justificar as suas decisões e escolhas, no que às atividades que desenvolvem diz respeito. Também percebemos que os registos de autoavaliação constituem uma peça (documentação) importante, que permite aos educadores melhor conhecer as crianças, os seus gostos, as suas escolhas e, assim, ir reorganizando as oportunidades de aprendizagem no dia-a-dia do jardim de infância. As educadoras de infância do contexto onde realizámos o estágio também foram ouvidas sobre a importância da avaliação, destacando-se das suas opiniões a grande importância que atribuem à avaliação das crianças e à autoavaliação.
In this work we present the course developed during Supervised Teaching Practice, focusing more specifically on the internship in kindergarten and the research-action study that we develop. We started by presenting, in general terms, pre-school education in Portugal mainly in curricular terms and, in this are we highlight the evaluation as an element of curriculum. The evaluation is understood as fundamental in the educational practice of the educators of childhood and we can prospect it in the framework of evaluation of the children of their development and learning paths, and also in the quality of the educational action itself and the context in which it occurs. In the study we developed and in the action that we implemented we are in the first frame - the evaluation of the children - and we reflect and develop the evaluation in participation through the self-assessment. As the action developed, we became aware that, when encouraged, children participate through moments of self-assessment and learn to justify their decisions and choices, in what activities they develop. We also note that self-assessment records are an important piece of documentation, which enables educators to better know children, their tastes, their choices and thus reorganize learning opportunities in the day-to-day childhood. The kindergarten teachers in the context where we took the internship were also heard on the importance of the evaluation, highlighting their opinions the great importance they attribute to the evaluation of children and the self-assessment.

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educação pré-escolar currículo avaliação autoavaliação pre-school education curriculum evaluation self-assessment

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