Repository logo
 
Publication

O uso do material material multibásico e das representações na compreensão do algoritmo usual da subtração

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.advisorRato, Virgílio José Monteiro, 1964-
dc.contributor.authorSantos, Raquel Sofia Delgado dos
dc.date.accessioned2019-07-19T10:23:48Z
dc.date.available2019-07-19T10:23:48Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO presente Relatório Final foi elaborado com o objetivo de traduzir atividades formativas desenvolvidas no âmbito dos estágios supervisionados integrados no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, e está estruturado em três principais componentes: Introdução; Componente Investigativa; Componente Reflexiva. Na Introdução é possível observar o modo de funcionamento dos estágios realizados, bem como uma breve descrição das respetivas turmas. Referem-se ainda aspetos relativos à prática docente, nomeadamente ao processo de planificação de aulas. Na Componente Investigativa constam detalhes acerca de várias sessões que foram aplicadas no estágio do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 3.º ano. O principal objetivo deste estudo foi criar e implementar uma experiência de ensino usando as representações e o material multibásico (MAB) como artefactos, de modo a promover a compreensão dos alunos sobre os procedimentos matemáticos inerentes ao algoritmo usual da subtração (AUS) no 3.º ano do 1.º CEB. Deste modo traçou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design de investigação-ação. Os dados foram recolhidos através dos registos escritos, fotográficos e áudio dos alunos e de anotações da professora estagiária ao longo das sessões. A investigação aplicada evidencia que a representação ativa usando o MAB em conjunto com as representações visuais e simbólicas efetuadas pelos alunos ajudam efetivamente na compreensão dos procedimentos associados ao AUS, colmatando o uso de mnemónicas como auxílio na resolução desta operação. A Componente Reflexiva é constituída por duas reflexões finais: uma acerca estágio em 1.º CEB e outra relativa ao estágio no 2.º CEB.pt_PT
dc.identifier.tid202255379pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29276
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationInstituto de Telecomunicações
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.subjectAlgoritmo Usual da Subtraçãopt_PT
dc.subjectMaterial Multibásicopt_PT
dc.subjectPráticas Educativaspt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.titleO uso do material material multibásico e das representações na compreensão do algoritmo usual da subtraçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleInstituto de Telecomunicações
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FEEA%2F50008%2F2019/PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isProjectOfPublication3c9a5ee0-e710-4596-84be-a6a8ce4ead7b
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3c9a5ee0-e710-4596-84be-a6a8ce4ead7b
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RAQUEL_SANTOS.pdf
Size:
2.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: