Repository logo
 
Publication

Identidade e alteridade: a literatura infantil como oportunidade de abordagem aos valores na educação pré-escolar

dc.contributor.authorFerreira, Ana Filipa Mendes
dc.date.accessioned2013-05-21T15:11:34Z
dc.date.available2013-05-21T15:11:34Z
dc.date.issued2013-03
dc.description.abstractA nossa sociedade vem enfrentando com alguma dificuldade a emergência dos paradigmas sociais, económicos e culturais perante os quais a globalização nos colocou. Ao longo deste processo tão complexo, os valores que geriam a nossa forma de ser e de viver, connosco próprios, com os outros e com a sociedade, perderam a sua nitidez, o que gerou uma dificuldade crescente em percebermos como orientar as nossas condutas. Perante este perigoso panorama, urge a necessidade de as nossas escolas assumirem a sua responsabilidade fundamental de formar cidadãos esclarecidos, ativos e responsáveis. É essencial que, desde o Jardim de Infância, as crianças sejam incentivadas a refletir sobre os seus modos de agir, sobre si próprias, sobre o outro, sobre as relações que se estabelecem entre os dois. Só um ambiente rico em experiências que coloquem a criança perante a dúvida e a necessidade de refletir, mas que a ajudem simultaneamente a encontrar uma resposta (em que a liberdade necessária seja, no entanto, sempre assegurada), pode conduzir a um desenvolvimento pleno, em que a identidade e a alteridade se formem com clareza e harmonia, assegurando ao indivíduo a integridade necessária para viver numa sociedade que o coloca permanentemente perante a mudança, perante a novidade, e tantas vezes, e cada vez mais, perante a dificuldade. Particularmente no Jardim de Infância, a Literatura Infantil assume-se, pela sua riqueza estética e literária, mas também pela relação tão singular e tão estreita que se forma entre a criança e o livro, como um meio de excelência para a abordagem e a reflexão sobre os valores.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4199
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjecteducação pré-escolarpor
dc.subjectliteratura infantilpor
dc.subjectvalorespor
dc.titleIdentidade e alteridade: a literatura infantil como oportunidade de abordagem aos valores na educação pré-escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educaçãopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ana Ferreira.pdf
Size:
2.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: