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Inclusão:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Clementina | |
dc.contributor.author | Gil, Benvinda | |
dc.date.accessioned | 2022-06-25T14:45:34Z | |
dc.date.available | 2022-06-25T14:45:34Z | |
dc.date.issued | 2022-04-07 | |
dc.description.abstract | Este relatório final de mestrado, Inclusão: Estratégias e perspetivas dos professores, situa-se no domínio da educação inclusiva e surge no seguimento das práticas profissionais supervisionadas em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Este trabalho apresenta a reflexão sobre o percurso feito ao longo das práticas supervisionadas, assim como o trabalho de investigação que procurou compreender o que mudou, em Portugal, em matéria de educação inclusiva com o Decreto-Lei 54/2018, dado que associado a este normativo há novo paradigma educacional da escola inclusiva, alicerçada em valores fundamentais, onde se procura responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos. Esta análise é feita através da perspetiva dos docentes. Os dados foram recolhidos através de entrevista semiestruturada a oito professores de 1º ciclo, optando-se por uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados deste estudo permitiram afirmar que os vários atores educativos que participaram neste estudo demonstraram uma postura de adesão à inclusão de todas as crianças no ensino regular, embora tivessem referido que deve ser analisado caso a caso devido às especificidades de cada problemática. Referiram também que são necessários mais recursos humanos e materiais para que a escola possa criar boas práticas inclusivas. Constatou-se que os professores se consideram potenciadores de inclusão na sua sala de aula, fazendo referência a algumas estratégias facilitadoras da inclusão. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203026764 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41195 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Decreto-Lei 54/2018 | pt_PT |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Docentes | pt_PT |
dc.subject | Estratégias | pt_PT |
dc.subject | Recursos | pt_PT |
dc.title | Inclusão: | pt_PT |
dc.title.alternative | estratégias e perspetivas dos professores | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
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