Repository logo
 
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Clementina
dc.contributor.authorGil, Benvinda
dc.date.accessioned2022-06-25T14:45:34Z
dc.date.available2022-06-25T14:45:34Z
dc.date.issued2022-04-07
dc.description.abstractEste relatório final de mestrado, Inclusão: Estratégias e perspetivas dos professores, situa-se no domínio da educação inclusiva e surge no seguimento das práticas profissionais supervisionadas em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Este trabalho apresenta a reflexão sobre o percurso feito ao longo das práticas supervisionadas, assim como o trabalho de investigação que procurou compreender o que mudou, em Portugal, em matéria de educação inclusiva com o Decreto-Lei 54/2018, dado que associado a este normativo há novo paradigma educacional da escola inclusiva, alicerçada em valores fundamentais, onde se procura responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos. Esta análise é feita através da perspetiva dos docentes. Os dados foram recolhidos através de entrevista semiestruturada a oito professores de 1º ciclo, optando-se por uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados deste estudo permitiram afirmar que os vários atores educativos que participaram neste estudo demonstraram uma postura de adesão à inclusão de todas as crianças no ensino regular, embora tivessem referido que deve ser analisado caso a caso devido às especificidades de cada problemática. Referiram também que são necessários mais recursos humanos e materiais para que a escola possa criar boas práticas inclusivas. Constatou-se que os professores se consideram potenciadores de inclusão na sua sala de aula, fazendo referência a algumas estratégias facilitadoras da inclusão.pt_PT
dc.identifier.tid203026764pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41195
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDecreto-Lei 54/2018pt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectRecursospt_PT
dc.titleInclusão:pt_PT
dc.title.alternativeestratégias e perspetivas dos professorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Benvinda Gil.pdf
Size:
1.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format