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A indústria de Wedding Planners em Portugal: estratégias de comunicação para a captação de públicos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorTrindade, Pedro Alves
dc.contributor.advisorGustavo, Nuno Silva
dc.contributor.authorLeitão, Mafalda Mateus
dc.date.accessioned2021-02-26T12:11:48Z
dc.date.available2021-02-26T12:11:48Z
dc.date.issued2020-07-27
dc.date.submitted2019-10
dc.description.abstractO turismo está em forte crescimento em Portugal, e com ele surgem também novas formas de diversificação e atração turística, como é o caso dos eventos. Esta combinação entre eventos e turismo deu origem a uma nova tipologia: o turismo de eventos. Por sua vez, um sub-nicho do turismo de eventos é o wedding tourism – uma nova tendência para muitos países, principalmente para Portugal. O mercado do wedding tourism tem registado um crescimento contínuo por todo o mundo, e traz consigo novos desafios, entre eles o desenvolvimento de empresas especializadas na organização de casamentos: as wedding planners. A presente investigação intitulada “A indústria de Wedding Planners em Portugal: Estratégias de Comunicação para a captação de públicos” tem como principal objetivo determinar quais as estratégias de comunicação levadas a cabo por estas empresas em Portugal, que lhes permitem atingir o seu público-alvo - casais estrangeiros. A presente investigação visa obter uma resposta à pergunta de partida inicialmente definida – “Quais as Estratégias de Comunicação adotadas pelas Wedding Planners portuguesas?” assim como atingir os objetivos propostos, entre eles, analisar a evolução do mercado do turismo de casamentos em Portugal e no mundo; caracterizar Portugal enquanto wedding destination; estudar a indústria das wedding planners em Portugal; identificar os instrumentos e ferramentas de comunicação mais utilizados por estas empresas. Desta maneira, foram realizadas entrevistas a 10 wedding planners localizadas em Lisboa, com a finalidade de compreender quais as suas estratégias de comunicação a nível de marketing digital, mais especificamente, as ferramentas de comunicação mais eficazes, o impacto das redes sociais na captação de clientes, a estrutura e importância do website e por fim as keywords que facilitam a procura destas empresas nos motores de busca. Para além das entrevistas, realizaram-se inquéritos por questionário a 64 wedding planners, situadas por todo o país, com o intuito de recolher dados um pouco mais amplos acerca deste mercado. A análise dos resultados foi realizada por um lado, através da análise categorial temática de Bardin, de forma a obter uma análise qualitativa das entrevistas realizadas e, por outro lado, feita através de inquéritos por questionário, analisados a partir do programa SPSS Statistics. Após a análise e cruzamento dos resultados de ambos, foi possível determinar que as ferramentas de comunicação mais eficazes são as redes sociais, nomeadamente o Instagram com um peso determinante na captação de clientes; que a estratégia mais adotada pelas wedding planners consiste na adoção de uma presença ativa nas plataformas online, através de publicações frequentes; e que os hashtags “weddings”, “weddingplanner” e “destinationwedding” estão entre os mais utilizados pela maioria das empresas e são fundamentais para o seu posicionamento digital no mercado, assim como a utilização do mecanismo de otimização SEO.pt_PT
dc.description.abstractTourism in Portugal is on a marked upward trend, having additionally paved the way for the emergence of new types of tourist diversification and attraction, such as the case of events. This combination of events and tourism has given rise to a new typology: event tourism. Within this scope, a further sub-niche has been created, representing a new trend for many countries, particularly Portugal, more commonly referred to as “wedding tourism”. The wedding tourism market has expanded continuously across the globe, bringing with it new challenges, including the development of businesses, namely “wedding planners”, specializing in the organisation of weddings. The main aim of this research, entitled “The Wedding Planners’ Industry in Portugal: Communication Strategies for Public Attraction”, is to identify the communication strategies employed by these businesses in Portugal, which enable them to reach their target market of overseas couples. This research seeks to respond to the initial question, “What Communication Strategies are employed by Portuguese Wedding Planners?”, to achieve its proposed objectives, including an analysis of the evolution of the wedding tourism market in Portugal and throughout the world. It further intends to characterise Portugal as a wedding destination, to study the wedding planners’ industry in Portugal and to identify the communication instruments and tools that are most commonly used by these businesses. Thus, interviews were conducted with 10 wedding planners located in Lisbon, with a view to identifying their communication strategies in terms of digital marketing, namely the most effective communication tools, the impact of social networks on client attraction, the structure and importance of the website, and finally the keywords serving to facilitate a search of these enterprises on search engines. In addition to the interviews, questionnaire surveys were conducted with 64 wedding planners located across Portugal, with a view to collecting broader data on this market. The data analysis was carried out with recourse to the thematic categorical analysis of Bardin, so as to obtain a qualitative analysis of the interviews, in addition to questionnaire surveys, analysed through the SPSS Statistics program. Following the respective analysis and cross-check of results, it was possible to ascertain that: social networks were the most effective communication tools, namely Instagram, observed to have a considerable impact on client attraction; active presence on online platforms, through frequent posts, was the most employed tool by wedding planners; and the “weddings”, “weddingplanner” and “destinationwedding” hashtags were found to be among businesses’ most used tools, and crucial to their digital positioning on the market, as was also use of the SEO optimization mechanism.pt_PT
dc.identifier.tid202648311pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/35724
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTurismo de casamentospt_PT
dc.subjectWedding tourismpt_PT
dc.subjectDestination weddingspt_PT
dc.subjectWedding planner e comunicaçãopt_PT
dc.subjectWedding planner and communicationpt_PT
dc.titleA indústria de Wedding Planners em Portugal: estratégias de comunicação para a captação de públicospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Eventospt_PT

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