Repository logo
 
Publication

Educação Escolar Quilombola no Município de Oriximiná – Pará - Brasil

dc.contributor.authorSiqueira, Francelina Duarte
dc.date.accessioned2019-08-12T09:57:04Z
dc.date.available2019-08-12T09:57:04Z
dc.date.issued2019-07-22
dc.description.abstractEste estudo objetivou identificar a realidade das escolas quilombolas da região do rio Erepecurú e Alto Trombeta II com a publicação da Lei 10.639/3- que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e a Resolução CNE 08/2012 – Diretrizes Curriculares Quilombola, para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa de campo através de questionários abertos e fechados aplicados aos gestores, professores, alunos e comunitários para verificar a opinião sobre a Educação Escolar Quilombola. A partir da análise de dados foi possível perceber que a Educação escolar quilombola aos poucos está se adequando conforme a legislação, pois os gestores e professores na sua maioria são oriundos de comunidades quilombolas e estão recebendo formação continuada para a EEQ, os alunos percebem através das práticas educativas os saberes locais inseridos nos conteúdos em sala de aula e os comunitários partilhando seus conhecimentos através da oralidade, músicas e danças mediando seus saberes aos alunos e assim mantendo a memória da comunidade viva e valorizando os costumes e cultura local. As comunidades quilombolas receberam melhorias nos prédios escolares, mas vale ressaltar que ainda falta reparos e adequação conforme previsto nas leis, quanto a merenda as escolas já recebem uma merenda diferenciada, mas também precisando adaptar a culinária local, falta mais apoio dos órgãos educacionais nas elaborações de resoluções e pareceres municipais especificas para atender as necessidades locais. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões apresentadas foi possível confirmar de que as políticas públicas devem se concretizar de fato no chão da escola. A criação de espaço da formação continuada seria oportuna para o enriquecimento, a valorização e compreensão da educação escolar quilombola, em que os saberes e os fazeres dos docentes se orientem pelas legislações e orientações curriculares para essa modalidade de ensino.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid202275418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29518
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectgestão escolarpt_PT
dc.subjectprática pedagógicapt_PT
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.titleEducação Escolar Quilombola no Município de Oriximiná – Pará - Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesis

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO_Francelina Siqueira.pdf
Size:
1.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: