Publication
Modelos teóricos aplicados à avaliação e intervenção em consciência fonológica
dc.contributor.author | Alves, Dina Caetano | |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T14:04:00Z | |
dc.date.available | 2023-06-06T14:04:00Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Neste capítulo, é demonstrado o modo como a avaliação e a intervenção em consciência fonológica podem ser potenciadas, integrando recursos da teoria fonológica. A consciência fonológica é uma competência recrutada na fase da aprendizagem da leitura e da escrita, pelo que o seu papel é crucial no contexto educacional. No contexto clínico, a maioria das patologias de linguagem oral e/ou escrita também requerem avaliação e intervenção em consciência fonológica. Tradicionalmente, a consciência fonológica é observada e estimulada através da operacionalização de tarefas cognitivas - algumas mais simples outras mais complexas (desde a segmentação à manipulação, por exemplo) -, subestimando a interferência da natureza do material linguístico com que essas operações são realizadas. Estudos em Fonologia Aplicada, Fonologia Clínica e Psicolinguística têm demonstrado o impacto das unidades prosódicas e segmentais, da relação entre essas unidades, bem como das propriedades fonológicas dos fonemas no desempenho de tarefas de consciência fonológica, pelo que qualquer atenção dirigida a essa competência deve atentar à natureza do material fonológico contemplado. Este capítulo encontra-se organizado em três secções. A primeira dedicada à consciência fonológica, a segunda, à avaliação da consciência fonológica e, a terceira, à intervenção em consciência fonológica, subdividindo-se esta em duas partes, a primeira relativa à implementação de programas de intervenção em contexto educacional, a segunda relativa à implementação de programas de intervenção em contexto clínico. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Alves, D. C. (2022). Modelos teóricos aplicados à avaliação e intervenção em consciência fonológica. In M. J. Freitas, M. Lousada & D. C. Alves (Eds.), Linguística Clínica: modelos, avaliação e intervenção (pp. 359–380). Language Science Press. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.5281/zenodo.7197134 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-3-96110-400-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/45101 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Intervenção | pt_PT |
dc.subject | Alfabetização | pt_PT |
dc.subject | Perturbação (do Desenvolvimento) da Linguagem | pt_PT |
dc.title | Modelos teóricos aplicados à avaliação e intervenção em consciência fonológica | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 380 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 359 | pt_PT |
person.familyName | Caetano Alves | |
person.givenName | Dina | |
person.identifier.ciencia-id | C51E-B63C-0E74 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7672-5898 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | bbf52c1f-8612-4be3-9c31-59960900f694 | |
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