Repository logo
 
Publication

Modelos teóricos aplicados à avaliação e intervenção em consciência fonológica

dc.contributor.authorAlves, Dina Caetano
dc.date.accessioned2023-06-06T14:04:00Z
dc.date.available2023-06-06T14:04:00Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNeste capítulo, é demonstrado o modo como a avaliação e a intervenção em consciência fonológica podem ser potenciadas, integrando recursos da teoria fonológica. A consciência fonológica é uma competência recrutada na fase da aprendizagem da leitura e da escrita, pelo que o seu papel é crucial no contexto educacional. No contexto clínico, a maioria das patologias de linguagem oral e/ou escrita também requerem avaliação e intervenção em consciência fonológica. Tradicionalmente, a consciência fonológica é observada e estimulada através da operacionalização de tarefas cognitivas - algumas mais simples outras mais complexas (desde a segmentação à manipulação, por exemplo) -, subestimando a interferência da natureza do material linguístico com que essas operações são realizadas. Estudos em Fonologia Aplicada, Fonologia Clínica e Psicolinguística têm demonstrado o impacto das unidades prosódicas e segmentais, da relação entre essas unidades, bem como das propriedades fonológicas dos fonemas no desempenho de tarefas de consciência fonológica, pelo que qualquer atenção dirigida a essa competência deve atentar à natureza do material fonológico contemplado. Este capítulo encontra-se organizado em três secções. A primeira dedicada à consciência fonológica, a segunda, à avaliação da consciência fonológica e, a terceira, à intervenção em consciência fonológica, subdividindo-se esta em duas partes, a primeira relativa à implementação de programas de intervenção em contexto educacional, a segunda relativa à implementação de programas de intervenção em contexto clínico.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlves, D. C. (2022). Modelos teóricos aplicados à avaliação e intervenção em consciência fonológica. In M. J. Freitas, M. Lousada & D. C. Alves (Eds.), Linguística Clínica: modelos, avaliação e intervenção (pp. 359–380). Language Science Press.pt_PT
dc.identifier.doi10.5281/zenodo.7197134pt_PT
dc.identifier.isbn978-3-96110-400-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45101
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectIntervençãopt_PT
dc.subjectAlfabetizaçãopt_PT
dc.subjectPerturbação (do Desenvolvimento) da Linguagempt_PT
dc.titleModelos teóricos aplicados à avaliação e intervenção em consciência fonológicapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage380pt_PT
oaire.citation.startPage359pt_PT
person.familyNameCaetano Alves
person.givenNameDina
person.identifier.ciencia-idC51E-B63C-0E74
person.identifier.orcid0000-0002-7672-5898
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationbbf52c1f-8612-4be3-9c31-59960900f694
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybbf52c1f-8612-4be3-9c31-59960900f694

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
358-FreitasEtAl-2022-10.pdf
Size:
1.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: