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Abstract(s)
Neste capítulo, é demonstrado o modo como a avaliação e a intervenção em consciência fonológica podem ser potenciadas, integrando recursos da teoria fonológica.
A consciência fonológica é uma competência recrutada na fase da aprendizagem
da leitura e da escrita, pelo que o seu papel é crucial no contexto educacional. No
contexto clínico, a maioria das patologias de linguagem oral e/ou escrita também
requerem avaliação e intervenção em consciência fonológica. Tradicionalmente, a
consciência fonológica é observada e estimulada através da operacionalização de
tarefas cognitivas - algumas mais simples outras mais complexas (desde a segmentação à manipulação, por exemplo) -, subestimando a interferência da natureza do
material linguístico com que essas operações são realizadas. Estudos em Fonologia Aplicada, Fonologia Clínica e Psicolinguística têm demonstrado o impacto das
unidades prosódicas e segmentais, da relação entre essas unidades, bem como das
propriedades fonológicas dos fonemas no desempenho de tarefas de consciência
fonológica, pelo que qualquer atenção dirigida a essa competência deve atentar à
natureza do material fonológico contemplado.
Este capítulo encontra-se organizado em três secções. A primeira dedicada à consciência fonológica, a segunda, à avaliação da consciência fonológica e, a terceira,
à intervenção em consciência fonológica, subdividindo-se esta em duas partes, a
primeira relativa à implementação de programas de intervenção em contexto educacional, a segunda relativa à implementação de programas de intervenção em contexto clínico.
Description
Keywords
Consciência fonológica Avaliação Intervenção Alfabetização Perturbação (do Desenvolvimento) da Linguagem
Citation
Alves, D. C. (2022). Modelos teóricos aplicados à avaliação e intervenção em consciência fonológica. In M. J. Freitas, M. Lousada & D. C. Alves (Eds.), Linguística Clínica: modelos, avaliação e intervenção (pp. 359–380). Language Science Press.