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As dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita / dislexia:que caminhos a seguir pelos professores do ensino básico?
dc.contributor.author | Gama, Maria Gabriela Valente Pinto da | |
dc.date.accessioned | 2013-07-24T09:17:15Z | |
dc.date.available | 2013-07-24T09:17:15Z | |
dc.date.issued | 2013-07 | |
dc.description.abstract | A promoção do sucesso escolar é uma responsabilidade assumida pelo sistema de ensino. O sistema também se obriga a assegurar o direito à diferença mercê do respeito pelas personalidades, pelos objetivos individuais, bem como a valorização dos diferentes saberes e cultura (Lei de Bases do Sistema Educativo). Como tal, hoje, já não basta que o professor seja capaz de transmitir eficazmente os conteúdos curriculares. Estes devem ser integrados num conjunto de saberes e de práticas sociais abrangentes e em constante evolução, em que o conceito de aprender é substituído pelo conceito de aprender a aprender. O conhecimento não é algo acabado, mas uma construção que se faz e refaz constantemente, de forma construtiva. Neste sentido, o professor tem cada vez mais de estar atento às necessidades dos alunos que apresentam características diferentes e que frequentam as nossas escolas, necessitando da sua ajuda. Esta nova realidade é um desafio constante para a escola, mas sobretudo para o docente, pois obriga-o a desempenhar novas funções. Estas crianças colocam determinado tipo de exigências à escola, nomeadamente a sua reestruturação, de forma a responderem positivamente às suas necessidades. É nossa opinião que é imperioso alterar as práticas educativas relativamente às dificuldades de aprendizagem, se quisermos uma escola verdadeiramente inclusiva. Tendo em conta que as DEA da leitura e da escrita/dislexia é uma problemática muito ampla, onde várias hipóteses poderiam ser levantadas, circunscrevemos este estudo à perceção dos professores face às Dificuldades Específicas de Aprendizagem, mais especificamente às características das crianças disléxicas e a inerente Formação de Professores, relativamente às práticas educativas inclusivas que praticam no contexto da sala de aula. É nossa intenção, com este estudo, desenvolver uma reflexão acerca das perceções que os professores têm sobre DEA da leitura e da escrita e sobre alunos portadores de Dislexia. Por outras palavras, pretendemos saber se os docentes do Ensino Básico são capazes de reconhecer os alunos com dificuldades no aprender a ler e a escrever e, ainda, os alunos portadores de dislexia, a partir das suas características e especificidades em contexto escolar e que práticas pedagógicas utilizam para minimizar as suas limitações, nomeadamente o recurso às novas tecnologias da informação e comunicação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/4566 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Dificuldades na leitura | por |
dc.subject | Dificuldades na escrita | por |
dc.subject | Dislexia | por |
dc.subject | Tecnologia da informação | por |
dc.subject | Formação contínua | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.title | As dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita / dislexia:que caminhos a seguir pelos professores do ensino básico? | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
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