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As dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita / dislexia:que caminhos a seguir pelos professores do ensino básico?

dc.contributor.authorGama, Maria Gabriela Valente Pinto da
dc.date.accessioned2013-07-24T09:17:15Z
dc.date.available2013-07-24T09:17:15Z
dc.date.issued2013-07
dc.description.abstractA promoção do sucesso escolar é uma responsabilidade assumida pelo sistema de ensino. O sistema também se obriga a assegurar o direito à diferença mercê do respeito pelas personalidades, pelos objetivos individuais, bem como a valorização dos diferentes saberes e cultura (Lei de Bases do Sistema Educativo). Como tal, hoje, já não basta que o professor seja capaz de transmitir eficazmente os conteúdos curriculares. Estes devem ser integrados num conjunto de saberes e de práticas sociais abrangentes e em constante evolução, em que o conceito de aprender é substituído pelo conceito de aprender a aprender. O conhecimento não é algo acabado, mas uma construção que se faz e refaz constantemente, de forma construtiva. Neste sentido, o professor tem cada vez mais de estar atento às necessidades dos alunos que apresentam características diferentes e que frequentam as nossas escolas, necessitando da sua ajuda. Esta nova realidade é um desafio constante para a escola, mas sobretudo para o docente, pois obriga-o a desempenhar novas funções. Estas crianças colocam determinado tipo de exigências à escola, nomeadamente a sua reestruturação, de forma a responderem positivamente às suas necessidades. É nossa opinião que é imperioso alterar as práticas educativas relativamente às dificuldades de aprendizagem, se quisermos uma escola verdadeiramente inclusiva. Tendo em conta que as DEA da leitura e da escrita/dislexia é uma problemática muito ampla, onde várias hipóteses poderiam ser levantadas, circunscrevemos este estudo à perceção dos professores face às Dificuldades Específicas de Aprendizagem, mais especificamente às características das crianças disléxicas e a inerente Formação de Professores, relativamente às práticas educativas inclusivas que praticam no contexto da sala de aula. É nossa intenção, com este estudo, desenvolver uma reflexão acerca das perceções que os professores têm sobre DEA da leitura e da escrita e sobre alunos portadores de Dislexia. Por outras palavras, pretendemos saber se os docentes do Ensino Básico são capazes de reconhecer os alunos com dificuldades no aprender a ler e a escrever e, ainda, os alunos portadores de dislexia, a partir das suas características e especificidades em contexto escolar e que práticas pedagógicas utilizam para minimizar as suas limitações, nomeadamente o recurso às novas tecnologias da informação e comunicação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4566
dc.language.isoporpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDificuldades na leiturapor
dc.subjectDificuldades na escritapor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectFormação contínuapor
dc.subjectProfessorpor
dc.titleAs dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita / dislexia:que caminhos a seguir pelos professores do ensino básico?por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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