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Desenvolvimento de uma estratégia de marketing interno para o centro Porsche Porto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Patrícia
dc.contributor.authorSantos, Ricardo Alves da Silva Ferreira
dc.date.accessioned2020-09-22T10:22:49Z
dc.date.available2021-09-01T00:30:16Z
dc.date.issued2020-09-09
dc.description.abstractNos dias de hoje, a fim de conseguir lidar com um mercado externo competitivo, o Marketing Interno (MI) surge , de entre diversas razões, com o importante papel de desenvolver, motivar e reter a força de trabalho (Papasolomou, 2006). Nesse sentido, as organizações deverão procurar investir tempo e os recursos necessários, de modo a conseguir proporcionar um ambiente laboral favorável, permitindo com que os seus colaboradores se sintam únicos e valorizados, bem como felizes e produtivos (Ozuem, Limb, & Lancaster, 2018; Park & Tran, 2018). O presente relatório, apresenta um estudo de caso no âmbito de um estágio curricular no Centro Porsche Porto e procura desenvolver uma estratégia de MI para a organização, contemplando um Plano de Marketing Interno, um Programa de Onboarding e a estruturação de uma Employee Value Proposition (EVP). Assim, foi utilizada uma metodologia qualitativa e efetuada recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas, observação, entrevistas informais não estruturadas, análise documental e bibliográfica. Fez-se um diagnóstico e traçou-se um plano de ação com especial destaque para o processo de acolhimento e integração de novos colaboradores (onboarding), que se mostrou, de certa forma, pouco estruturado. Posto isso, a relevância desta investigação prende-se não só com a otimização da vertente de marketing interno da organização, como também irá permitir colmatar uma necessidade no contexto real da organização. Nesse sentido, a estratégia de Marketing Interno desenvolvida, contempla essencialmente duas etapas: (i) fase de Diagnóstico; e (ii) Plano de Ação. Os principais contributos do presente estudo de caso é a criação de uma proposta de valor única para a organização e respetivos colaboradores, permitindo que a gestão de talento no futuro, seja ainda mais fácil. Visa-se também melhorar o desempenho organizacional através de clientes internos ainda mais motivados. Por fim, esta investigação visa também contribuir para o corpo teórico e para a gestão de MI em Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid202518833pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33381
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectPlano de marketing internopt_PT
dc.subjectGestão de talentopt_PT
dc.subjectEmployee value propositionpt_PT
dc.subjectOnboardingpt_PT
dc.titleDesenvolvimento de uma estratégia de marketing interno para o centro Porsche Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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