dc.contributor.author | Lopes, Andreia Raquel Martins | |
dc.date.accessioned | 2012-12-21T17:12:26Z | |
dc.date.available | 2012-12-21T17:12:26Z | |
dc.date.issued | 2012-09 | |
dc.description.abstract | As exigências profissionais existentes levam cada vez mais que as famílias recorram às creches como respostas às suas necessidades. Esse fator fez com que o número de creches em Portugal tenha aumentado, indo ao encontro dessas necessidades. O número de creches aumentou e cresceu também o número de profissionais nessa valência, contudo é importante que estes estejam sensibilizados para as necessidades desta faixa etária e só assim conseguirão dar uma resposta de qualidade. Este trabalho surgiu dessa preocupação, que incide fundamentalmente no trabalho pedagógico na creche e da qualidade do mesmo. O facto de não existirem orientações curriculares que abranjam as idades dos 0 aos 3 anos, como no ensino Pré-Escolar, dificulta o trabalho dos profissionais, porém estes não devem deixar de refletir diariamente sobre as suas práticas de forma a procurar melhorá-las. Através do relato sintetizado da minha prática em creche, procurei demonstrar que também aqui existe uma intencionalidade pedagógica no decorrer da sua rotina e das suas atividades. A procura diária de parcerias de forma a envolver as famílias foi outro dos meus desafios diários, pois, para mim só assim faz sentido trabalhar na área da educação. Pretendi a participação ativa dos pais, em muitas das atividades e/ou na aquisição de diferentes materiais, para que o trabalho realizado na escola fosse feito em parceria e harmonia com o que é o feito em casa. A importância da participação da família na creche já faz parte do senso comum mas em muitas escolas, a relação escola/família é pouco eficaz ou inexistente, contudo compete aos profissionais procurar pensar e dinamizar atividades motivadoras para envolver as suas crianças e a família. É também importante sensibilizar os restantes docentes para tornarem a creche num espaço recetivo ao envolvimento parental, para que todos colaborem de uma forma harmoniosa e que isso se traduza numa melhoria no ambiente educativo e na motivação das crianças. Dar a conhecer a minha prática educativa poderá ajudar outros colegas a não se sentirem perdidos no seu dia-a-dia e a tomarem consciência do quão é importante aprender a brincar e a brincar aprender. Outro dos meus desafios passa por uma reflexão sobre as atividades e estratégias desenvolvidas. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/3569 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Relatório | por |
dc.subject | Papel da família | por |
dc.subject | Jardim de infância | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Actividades recreativas | por |
dc.title | Na creche tudo acontece! Famílias envolvidas com práticas enriquecidas | por |
dc.type | report | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | report | por |