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Authors
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Abstract(s)
Esta dissertação procura verificar os caminhos que G. Semper abriu para
a teoria contemporânea. Daí e de acordo com este desejo, esta posição
estrutura-se a partir de capítulos que se afirmam como pequenos ensaios, que
podem ser vistos de forma autónoma - e nos quais se exploram conceitos
básicos do construir, em conjunto com descrições concretas dos processos,
reflexões teóricas, orientação prática da arquitectura – mas que na dissertação
se constituem como partes que se relacionam procurando a coerência do todo.
Como fundamento desta visão panorâmica, a perspectiva exposta submete-se a
uma articulação temática, o que permite uma rápida localização, sendo, no
entanto, os elementos gráficos e fotográficos remetidos para anexo, conforme
orientações regulamentares. Depois da introdução expõe-se, em cada capítulo
específico, conceitos, pontos centrais de temas aos quais se volta com o
objectivo de demonstrar até que ponto a expressão arquitectónica depende da
sua concepção construtiva. A par dos elementos também os princípios
semperianos: material, técnica e finalidade orientam esta dissertação no sentido
de descortinar as formas essenciais ou iniciais, que, não obstante, perdem
capacidade no processo de maturação e com isto na prática da arquitectura.
Admite-se à semelhança de Semper que se pode alcançar um estilo de liberdade.
Outro aspecto importante é a ideia que se deu à materialização como essência
da arte, sem deixar de descortinar a arquitectura como um reflexo de uma
sociedade e da sua época.
Description
Keywords
arquitectura expressão materialidade elementos perdurabilidade princípios