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A cultura de segurança do paciente em estruturas residenciais para pessoas idosas

dc.contributor.advisorQuaresma, Maria da Graça Silva
dc.contributor.advisorLucas, Pedro Ricardo Martins Bernardes
dc.contributor.authorResende, José Pedro da Rocha
dc.date.accessioned2023-01-18T16:27:00Z
dc.date.available2023-01-18T16:27:00Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA segurança do cliente constitui uma dimensão cada vez mais valorizada na prestação dos cuidados de saúde de qualidade. As estruturas residenciais para pessoas idosas, com uma população muito vulnerável a eventos adversos, enfrentam relevantes desafios com a segurança dos seus clientes e com a sua própria sustentabilidade. Estudar a cultura de segurança na perspetiva dos cuidadores, além de despertar o interesse dos colaboradores para esta problemática, permite perceber os seus mecanismos, os seus pontos fortes e oportunidades de melhoria no que se refere à segurança dos clientes. O presente estudo, teve como questão orientadora “Qual a cultura de segurança do paciente nas estruturas residenciais para pessoas idosas percecionada pelos cuidadores?”, e tem como objetivo avaliar a cultura de segurança do cliente das estruturas residenciais para pessoas idosas na perspetiva dos cuidadores. São objetivos específicos do estudo identificar as dimensões que influenciam a cultura de segurança nas estruturas residenciais para pessoas idosas, descrever as perceções sobre a cultura de segurança do paciente entre diferentes grupos profissionais e identificar pontos fortes e áreas a melhorar da cultura de segurança com vista a intervenções significativas para a melhoria da qualidade dos cuidados. Aplicamos o questionário Nursing Home Survey on Patient Safety Culture, desenvolvido pela Agency for Healthcare Research and Quality, neste estudo quantitativo, descritivo e transversal, com a participação de 79 colaboradores de três estruturas residenciais para pessoas idosas. Analisados os resultados, verificou-se uma apreciação global muito favorável relativamente à segurança do cliente nas três estruturas. As dimensões “perceção geral da segurança do residente”, “feedback e comunicação sobre a existência de incidentes”, “transmissão de informação nas passagens de turno”, “expectativas dos superiores hierárquicos em relação à promoção da segurança do cliente”, “trabalho de equipa” e “aprendizagem organizacional” evidenciam-se como pontos fortes da cultura de segurança do paciente, com taxas de respostas positivas superiores a 75%. Todavia, destaca-se que dimensões como “conformidade com os procedimentos”, “resposta não punitiva ao erro” e “pessoal” evidenciam claras margens de melhoria, com taxas de respostas positivas inferiores a 55%. Verificou-se também que grupos profissionais mais próximos dos residentes e dos cuidados diretos apresentam avaliações substancialmente menos favoráveis que os restantes profissionais das estruturas.Estes resultados remetem para a necessidade de um novo e exigente paradigma de segurança do cliente das estruturas para idosos, aos enfermeiros gestores está destinado um papel proativo na definição e na liderança de novos processos de melhoria da cultura de segurança e da qualidade dos cuidados.pt_PT
dc.identifier.tid203093658pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43251
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdministração em enfermagempt_PT
dc.subjectCasas de saúdept_PT
dc.subjectSegurança do pacientept_PT
dc.subjectCuidadorespt_PT
dc.subjectOrganização e administraçãopt_PT
dc.titleA cultura de segurança do paciente em estruturas residenciais para pessoas idosaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão em Enfermagempt_PT

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