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Authors
Abstract(s)
A segurança do cliente constitui uma dimensão cada vez mais valorizada na prestação dos
cuidados de saúde de qualidade. As estruturas residenciais para pessoas idosas, com uma
população muito vulnerável a eventos adversos, enfrentam relevantes desafios com a segurança
dos seus clientes e com a sua própria sustentabilidade. Estudar a cultura de segurança na
perspetiva dos cuidadores, além de despertar o interesse dos colaboradores para esta
problemática, permite perceber os seus mecanismos, os seus pontos fortes e oportunidades de
melhoria no que se refere à segurança dos clientes.
O presente estudo, teve como questão orientadora “Qual a cultura de segurança do paciente
nas estruturas residenciais para pessoas idosas percecionada pelos cuidadores?”, e tem como
objetivo avaliar a cultura de segurança do cliente das estruturas residenciais para pessoas idosas
na perspetiva dos cuidadores. São objetivos específicos do estudo identificar as dimensões que
influenciam a cultura de segurança nas estruturas residenciais para pessoas idosas, descrever as
perceções sobre a cultura de segurança do paciente entre diferentes grupos profissionais e
identificar pontos fortes e áreas a melhorar da cultura de segurança com vista a intervenções
significativas para a melhoria da qualidade dos cuidados.
Aplicamos o questionário Nursing Home Survey on Patient Safety Culture, desenvolvido
pela Agency for Healthcare Research and Quality, neste estudo quantitativo, descritivo e
transversal, com a participação de 79 colaboradores de três estruturas residenciais para pessoas
idosas. Analisados os resultados, verificou-se uma apreciação global muito favorável
relativamente à segurança do cliente nas três estruturas. As dimensões “perceção geral da
segurança do residente”, “feedback e comunicação sobre a existência de incidentes”,
“transmissão de informação nas passagens de turno”, “expectativas dos superiores hierárquicos
em relação à promoção da segurança do cliente”, “trabalho de equipa” e “aprendizagem
organizacional” evidenciam-se como pontos fortes da cultura de segurança do paciente, com
taxas de respostas positivas superiores a 75%. Todavia, destaca-se que dimensões como
“conformidade com os procedimentos”, “resposta não punitiva ao erro” e “pessoal” evidenciam
claras margens de melhoria, com taxas de respostas positivas inferiores a 55%. Verificou-se
também que grupos profissionais mais próximos dos residentes e dos cuidados diretos
apresentam avaliações substancialmente menos favoráveis que os restantes profissionais das estruturas.Estes resultados remetem para a necessidade de um novo e exigente paradigma de
segurança do cliente das estruturas para idosos, aos enfermeiros gestores está destinado um papel proativo na definição e na liderança de novos processos de melhoria da cultura de segurança e da qualidade dos cuidados.
Description
Keywords
Administração em enfermagem Casas de saúde Segurança do paciente Cuidadores Organização e administração