Repository logo
 
Publication

Dislexia

dc.contributor.advisorAlves, Maria da Piedade G. Lopes
dc.contributor.authorCláudia Patrícia Marques Pinto
dc.date.accessioned2018-02-26T11:07:25Z
dc.date.available2018-02-26T11:07:25Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractSabe-se hoje que as repercussões da dislexia vão muito além da leitura e da escrita. Trata-se de uma problemática que afeta o desenvolvimento harmonioso do aluno e mobiliza aqueles que o rodeiam a saberem mais, por forma a ajudá-lo a ultrapassar as suas dificuldades. Felizmente, cada vez mais, surgem estudos e materiais que, de alguma forma, servirão para minimizar os obstáculos inerentes à dislexia. Neste sentido, o objetivo fulcral do presente trabalho foi reconhecer a importância do trabalho conjunto dos vários intervenientes educativos na superação da problemática da dislexia. Para tal, após uma revisão inicial da literatura alusiva ao tema, foram aplicados questionários aos professores e aos pais de alunos com dislexia do Agrupamento de Escolas de Gouveia, os quais foram devidamente analisados. Os principais resultados revelaram que os professores têm conhecimentos teóricos e técnicos satisfatórios sobre a dislexia, que, potencialmente, lhes permitem realizar um bom trabalho de remediação das dificuldades inerentes à problemática. Contudo, estes consideram ter fracos meios para fazê-lo, sobretudo no que diz respeito à carga horária, demasiada para prestar apoio pedagógico personalizado aos alunos. A isto acresce a agravante de o diagnóstico dos discentes ser, normalmente, tardio, o que dificulta em muito uma intervenção com efeitos positivos. Ainda assim, os pais estão satisfeitos com a intervenção da escola junto dos seus educandos. Será, então, de extrema importância que estes intervenientes no processo de ensino e aprendizagem se unam em benefício dos alunos disléxicos.pt_PT
dc.description.abstractIt is now known that the effects of dyslexia go far beyond reading and writing. This is an issue that affects the harmonious development of students and mobilizes those around them to learn more in order to help them overcome their difficulties. Fortunately, there are more and more studies and materials available, which will somehow serve to minimize the obstacles inherent to dyslexia. In this sense, the key objective of this study was to recognize the importance of the joint work carried out by the various educational stakeholders in overcoming the problem of dyslexia. To do this, after an initial review of the literature alluding to the subject, questionnaires were given to teachers and parents of students with dyslexia in Gouveia Group of Schools and they were later subject to careful analysis. The main results revealed that teachers possess satisfactory theoretical and technical knowledge on dyslexia, which potentially allows them to undertake remedial work to tackle the difficulties inherent to the issue. However, these professionals consider they have weak means to do it, especially due to their workload, which is too heavy to provide students with personalized learning. Moreover, the diagnosis of this condition is usually late, making it difficult for an intervention with more positive results. Still, parents are satisfied with the school's intervention with their children. Thus, it becomes of utmost importance that all the parties involved in the process of teaching and learning work together for the benefit of dyslexic students.pt_PT
dc.identifier.tid201857910pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21505
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDislexiapt_PT
dc.subjectDisortografiapt_PT
dc.subjectPerturbação da leitura e da escritapt_PT
dc.subjectDyslexiapt_PT
dc.subjectDysorthographiapt_PT
dc.subjectReading and writing disorders.pt_PT
dc.titleDislexiapt_PT
dc.title.alternativeA união faz a forçapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameMestrado em Necessidades Educativas Especiais - Cognição e motricidadept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE_FINAL_12 de outubro.pdf
Size:
5.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: