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Acompanhamento e intervenção no âmbito do projeto UVAR Box
dc.contributor.advisor | Simões, Anabela Borges | |
dc.contributor.author | Calçada, André Gomes | |
dc.date.accessioned | 2023-03-17T14:54:29Z | |
dc.date.available | 2023-03-17T14:54:29Z | |
dc.date.issued | 2023-03-02 | |
dc.date.submitted | 2023-01-18 | |
dc.description.abstract | No contexto da mobilidade urbana, a União Europeia tem vindo a desenvolver vários projetos focados na sua melhoria. Cada vez mais, as cidades europeias têm vindo a implementar restrições de acesso a zonas urbanas, servindo objetivos tais como a melhoria da qualidade do ar e das condições climáticas, a qualidade de vida dos cidadãos, ou a redução do tráfego. O projeto UVAR Box (MOVE/B4/SER/2019-498/SI2.832125) alinha-se com estes objetivos e incide sobre a digitalização e harmonização de dados associados a estes tipos de restrições, a que chamamos UVARs (Urban Vehicle Access Regulations). O estágio está inserido no âmbito deste projeto e teve como objetivos iniciais o estudo do estado da arte sobre os UVARs e conceitos e iniciativas no âmbito da mobilidade, tais como standards aplicáveis para a troca de informação de dados de tráfego. Os objetivos compreenderam, ainda, a colaboração e apoio no desenvolvimento de uma ferramenta de digitalização e standardização de dados UVARs, a UVAR Box Tool e os seus respetivos testes funcionais e testes de aceitação. Apesar de incompatibilidades temporais não terem permitido a participação no desenvolvimento da ferramenta desde o seu início, foram realizadas melhorias à mesma após o lançamento da sua primeira versão em fevereiro de 2022. Estas melhorias tiveram por base o feedback dos utilizadores, que eram na altura, os membros do consórcio do projeto UVAR Box. O estagiário deu ainda apoio à organização de um hackathon com o objetivo de valorizar a importância dos dados UVAR. No desenvolvimento deste evento, foi necessário identificar, planear, e executar todas as fases a ele associadas. Uma das principais tarefas do estágio incidiu no estudo da base de dados CLARS (Charging, Low emission zones, other Access Regulation Schemes) [1] que consiste numa plataforma com informação sobre UVARs a nível europeu, disponível para leitura e consulta por parte dos cidadãos. Neste estudo, explorou se a viabilidade da utilização dos seus dados (não harmonizados ou machine readable) caso estes fossem necessários para atingir os objetivos de digitalização de UVARs propostos pelo projeto. A digitalização de UVARs ativos no município de Lisboa através da UVAR Box Tool fez também parte das atividades efetuadas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203310462 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/44215 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | UVAR box | pt_PT |
dc.subject | Intelligent transport systems | pt_PT |
dc.subject | DATEX II | pt_PT |
dc.subject | Maven | pt_PT |
dc.subject | Vue.js | pt_PT |
dc.subject | REST API | pt_PT |
dc.title | Acompanhamento e intervenção no âmbito do projeto UVAR Box | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
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