Repository logo
 
Publication

Concerto de natal

dc.contributor.advisorVasconcelos, António Ângelo
dc.contributor.authorEstevam, Ana Rita Oliveira
dc.date.accessioned2015-09-24T14:31:21Z
dc.date.available2015-09-24T14:31:21Z
dc.date.issued2015-07
dc.date.submitted2015-09
dc.description.abstractEste trabalho envolve um Projeto Educativo e um Projeto de Investigação, centrado na interpretação vocal e instrumental, com o objetivo de potenciar aprendizagens musicais, sociais e perceções em jovens de 2º Ciclo do Ensino Básico. No que diz respeito ao projeto educativo, este foi implementado na Escola Básica 2,3 Barbosa du Bocage em Setúbal, numa turma de 6º ano de escolaridade, composta por 27 alunos. Teve a duração de 18 sessões de 50 minutos cada, entre outubro e dezembro de 2014. Foram ensinadas 8 canções, quatro de género musical pop-rock e quatro de cariz tradicional de natal. O projeto foi apresentado publicamente no auditório da escola, num concerto para encarregados de educação e restante comunidade escolar com duração de cerca de 35 minutos. Paralelamente ao projeto educativo desenvolveu-se um projeto de investigação de carácter exploratório, inserido no paradigma da investigação-ação. Esta investigação pretende apurar quais as aprendizagens musicais e sociais adquiridas pelos alunos, no desenvolvimento do projeto. Para tal, os dados foram recolhidos através de notas de campo, de observação direta, registos audiovisuais e entrevistas realizadas aos alunos. Estes dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo e interpretados através da triangulação da informação recolhida, da qual advém os resultados. Das principais conclusões deste trabalho, pode-se referir que a música de conjunto potencia as aprendizagens musicais e sociais. Através dos dados recolhidos durante da investigação foi possível identificar, por exemplo, ao nível musical, aprendizagens técnicas importantes no domínio da execução instrumental e, ao nível social, aprendizagens cooperativas no domínio da entreajuda de pares/grupo.pt_PT
dc.description.abstractThis work involves an Educational Project and a Research Project, centered on vocal and instrumental interpretation, in order to enhance musical learning, social and perceptions in young 2nd Cycle of basic education. With regard to the educational project, this was implemented in Basic School 2, 3 Barbosa du Bocage in Setúbal, in a 6th grade class, composed by 27 students. It lasted for 18 sessions of 50 minutes each, between October and December 2014. There were taught 8 songs, 4 pop-rock songs and 4 traditional Christmas songs. The project was presented publicly in the school auditorium, in a concert for the education responsibles and remaining school community, with the duration of 35 minutes. Parallelly to the educational project, it was developed an exploratory character research project, inserted in the research-action paradigm. This research aims to determine which musical and social learning acquired by students during the project developing. For that, the dates were collected through field notes, direct observation, audiovisual recordings and interviews made to the students. These data were analysed by using the content analysis technique and interpreted through triangulation of the collected information, from which comes the results. From the main conclusions of this work, we can refer that music in group enhances the musical and social learning. Through the data collected during the research, it was possible to identify, for example, in the musical level, important technique learning in the field of instrumental execution, and in the social level, cooperative learning in the mutual help of pairs/groups.pt_PT
dc.identifier.tid201604558
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9812
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação musicalpt_PT
dc.subjectAlunopt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectMúsica de conjuntopt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectAprendizagem musicalpt_PT
dc.subjectAprendizagem socialpt_PT
dc.subjectMusic educationen
dc.subjectStudenten
dc.subjectTeacheren
dc.subjectMusic in groupen
dc.subjectTeaching/learningen
dc.subjectMusical learningen
dc.subjectSocial learningen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleConcerto de natalpt_PT
dc.title.alternativeestudo sobre aprendizagens musicais e sociais em jovens de 2º ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado - Ana Rita Estevam.pdf
Size:
416.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: