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É Tobias e não Todias...certo?

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A Dislexia consiste, de acordo com alguns autores (Correia, 2005; 2008; Cruz, 2009; Teles 2004; 2012; 2014) numa das Dificuldades de Aprendizagem Específicas, que terá na base causas genéticas e alterações neurobiológicas, dificultando o desenvolvimento global da criança/jovem ao nível do contexto educativo. Estas dificuldades fazem-se sentir em diversas áreas curriculares de aprendizagem, criando obstáculos, principalmente, na descodificação da mestria para o código escrito e literário (limitações ao nível dos processos de descodificação fonológica e lexical). Partindo deste pressuposto, o presente estudo visava compreender e identificar as representações de vários atores sobre a Dislexia, bem como as estratégias educativas utilizadas com crianças disléxicas no âmbito do ensino regular. Com o intuito de dar resposta a este objetivo geral desenvolveu-se inicialmente uma revisão da literatura, que permitiu a construção do quadro teórico e a definição das seguintes questões de pesquisa: Que tipo de dificuldades manifestam as crianças com Dislexia ao longo do seu percurso escolar?; Que tipos de estratégias são utilizadas pelos professores do ensino regular e do ensino especial que trabalham com crianças disléxicas para fazerem face as diferentes dificuldades apresentadas?; Quais as dificuldades manifestadas pelos Encarregados de Educação no apoio e acompanhamento da criança com Dislexia? e por último, qual o papel dos Encarregados de Educação ao longo do crescimento e desenvolvimento da criança Disléxica?. Por forma a dar resposta a estas mesmas questões de pesquisa, o estudo empírico baseou-se na recolha de dados através de entrevistas a professores do ensino regular e do ensino especial, com vista a conhecer as representações destes atores sobre a Dislexia e as estratégias de intervenção utilizadas na ação educativa com crianças disléxicas. Da análise dos dados podemos ter como considerações finais, em primeiro lugar a existência de dificuldades, nomeadamente, dos docentes do ensino regular na intervenção pedagógica e educativa com crianças disléxicas; em segundo lugar, lacunas ao nível da formação inicial e contínua, no que respeita às Necessidades Educativas Especiais e à Dislexia, em particular; e em terceiro e último lugar é ainda de salientar o trabalho árduo a ser implementado nas escolas, para se fomentar uma cultura de inclusão.

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Keywords

Dificuldades de Aprendizagem Específicas Dislexia Linguagem/Comunicação Inclusão

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