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Impacto da intervenção de enfermagem numa comunidade escolar com crianças e adolescentes com necessidades de saúde especiais
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Cantante, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Veiga, Ana Rita | |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T10:46:19Z | |
dc.date.available | 2021-03-31T10:46:19Z | |
dc.date.issued | 2021-02 | |
dc.description.abstract | As necessidades de saúde especiais (NSE) definem-se como as que “resultam de problemas de saúde com impacto na funcionalidade e necessidade de intervenção em meio escolar, como sejam, irregularidade ou necessidade de condições especiais na frequência escolar e impacto negativo no processo de aprendizagem ou no desenvolvimento individual” (DGS, 2015, p.43). O Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária deve apoiar as crianças com NSE ao longo da vida escolar e social, promovendo uma escola de todos e para todos. No ano letivo 2018/2019, foi desenvolvido um programa na área de Saúde Escolar denominado “Viver (com) a diferença” implementado em crianças/adolescentes com NSE dos Centros de Apoio à Aprendizagem (CAA) de duas escolas básicas do Grande Porto. A finalidade deste estudo é contribuir para o conhecimento sobre o impacto das intervenções de enfermagem comunitária, e os objetivos são conhecer o impacto do programa de enfermagem comunitária “Viver (com) a diferença” nas comunidades escolares de dois CAA e descrever as necessidades de enfermagem após a implementação do mesmo. Tendo em conta estes objetivos, desenvolveu-se um estudo descritivo transversal com uma abordagem multimétodo. A população-alvo do estudo é constituída por 22 indivíduos, 4 docentes, 2 Não docentes e 16 EE de crianças/adolescentes com NSE de dois CAA do Grande Porto. O impacto do programa de enfermagem comunitária “Viver (com) a diferença” reflete-se na melhoria do conhecimento das crianças/adolescentes sobre a sexualidade. A melhoria do conhecimento sobre estratégias a utilizar pelos docentes para lidar com os comportamentos das crianças/adolescentes levou à diminuição da agitação em sala de aula. Para além disto, a implementação do programa melhorou a capacidade dos docentes abordarem os temas competências socio-emocionais e sexualidade em sala de aula e o conhecimento dos profissionais relativamente aos posicionamentos, transferências, alimentação e atuação em caso de emergência As necessidades de enfermagem atuais dos dois CAA são formação para os profissionais sobre áreas como alimentação e sexualidade, programas/projetos para as crianças incluindo atividades de estimulação sensorial, e a deslocação regular dos enfermeiros aos CAA para assistir em problemas específicos de cada criança. A comunidade escolar considera este tipo de programas de saúde escolar importantes para o desenvolvimento das crianças/adolescentes com NSE e para melhorar a prestação de cuidados às mesmas pelos profissionais dos CAA. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202683281 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36078 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Enfermeiro Especialista | pt_PT |
dc.subject | Comunidade Escolar | pt_PT |
dc.subject | Saúde Escolar | pt_PT |
dc.subject | Necessidades de saúde especiais | pt_PT |
dc.title | Impacto da intervenção de enfermagem numa comunidade escolar com crianças e adolescentes com necessidades de saúde especiais | pt_PT |
dc.title.alternative | Impact of nursing intervention in a school community with children and adolescents with special health needs | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Enfermagem do Porto | |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem Comunitária | pt_PT |
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