Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A formação não presencial na Polícia de Segurança Pública

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A Polícia de Segurança Pública, para o cumprimento da sua missão, tem um vasto número de atribuições muito diversificadas entre si, pelo que necessita de ter nos seus quadros policias com formação adequada e permanentemente atualizada, que é preconizada através da formação contínua. A problemática da formação profissional, mais concretamente a formação contínua na Polícia de Seguranças Pública, prende-se com o facto de ser maioritariamente em formato presencial, o que torna difícil mobilizar perto de 20.000 polícias todos os anos para adquirirem o número mínimo de horas de formação. Por outro lado, verifica-se que em situações de crise, como foi o caso da pandemia provocada pela doença COVID-19, as formações ficam por realizar. Pretende-se, com o presente trabalho, avaliar a pertinência de formação não presencial aplicada à Polícia de Segurança Pública, em particular o e-learning e o b-learning, em complemento e/ou substituição da formação presencial e de que forma pode contribuir para a eficácia da estratégia da instituição nesta matéria.
The Public Security Police require a vast number and very diverse assignments, in order to fulfil their mission. This is achieved through a continuous program of, permanently updated training. The problem with the current continuous professional training program within the Public Security Police is related to the fact that it is mostly in a ‘face-to-face’ format. This current format makes it extremely difficult to mobilise the nearly 20.000 police officers to acquire the minimum number of training hours each year. On the other hand, in crisis situations such as with the pandemic caused by the COVID-19 virus it was verified that, in this case the training was not carried out. This study aims to assess the relevance of applying ‘non-face-to-face’ training to Public Security Police, more specifically, e-learning and b-learning as a complement or substitute for ‘face-to-face’ training, and, how it can contribute to the effectiveness of the institution's strategy within this area going into the future.

Description

Keywords

B-learning, E-learning, Formação à Distância, Formação Contínua, Formação não Presencial, distance learning, Continuous Training, Nonpresential Training

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue