Publication
Deficit cognitivo ligeiro e sintomatologia depressiva em pessoas idosas institucionalizadas: design e avaliação dos efeitos de um programa de intervenção psicoeducativa
dc.contributor.advisor | Silva, Sofia de Lurdes Rosas da, 1976- | |
dc.contributor.author | Alves, Joana Raquel Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2018-09-11T09:35:31Z | |
dc.date.available | 2018-09-11T09:35:31Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O presente projeto de intervenção, realizado no âmbito da educação para a saúde, teve como objetivo construir e avaliar os efeitos de um programa de intervenção psicoeducativa na redução do Deficit Cognitivo Ligeiro (DCL) e da sintomatologia depressiva em pessoas idosas com DCL e com sintomatologia depressiva. Nesse sentido, conduziu-se um estudo de natureza quasi-experimental, com grupo de controlo não equivalente, com pré-teste, pós-teste e follow-up. A amostra constituída por 26 idosos com DCL e sintomatologia depressiva, sem diagnóstico de demência e de depressão. Os participantes foram divididos em três grupos: o grupo de controle não equivalente (n=11), o grupo experimental da instituição 2 (n=9) e o grupo experimental da instituição 3 (n=6). A intervenção decorreu durante um mês e meio, com 10 sessões de 60 minutos cada, duas vezes por semana. Nos 3 momentos de avaliação foram aplicados teste estandardizados: o Exame do Estado Mental, o Teste do Relógio, a Escala de Depressão Geriátrica e a Escala de Satisfação com a Vida. Os resultados obtidos nos grupos que foram alvo das sessões de estimulação cognitiva evidenciaram melhorias nas pontuações nos domínios cognitivos, do humor e da satisfação com a vida da fase de pré-teste para a fase de pós-teste. Porém, as diferenças observadas não se revelaram estatisticamente significativas. Um mês após o fim do programa constatou-se que os valores de desempenho cognitivo diminuíram, a sintomatologia depressiva aumentou em ambos os grupos e o grau de satisfação com a vida também diminui. Quanto ao grupo de controlo, verificaram-se descidas significativas nas pontuações médias em todas as medidas, indicando que com o passar do tempo, diminuiu o desempenho cognitivo, aumentou a sintomatologia depressiva neste grupo e diminuiu o nível de satisfação com a vida. Após esta análise, concluiu-se que o programa construído poderá apresentar alguns efeitos positivos ao nível do DCL e da sintomatologia depressiva na pessoa idosa. Contudo, dadas as fragilidades metodológicas do design escolhido, outros estudos devem ser conduzidos com recurso a design mais robusto, com grupos constituídos de forma aleatória e com um programa de intervenção mais prolongado no tempo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201962853 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/24099 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Défice Cognitivo Ligeiro | pt_PT |
dc.subject | Estimulação Cognitiva | pt_PT |
dc.subject | Estimulação Sensorial | pt_PT |
dc.subject | Programa de Intervenção Psicoeducativo | pt_PT |
dc.subject | Sintomatologia Depressiva | pt_PT |
dc.title | Deficit cognitivo ligeiro e sintomatologia depressiva em pessoas idosas institucionalizadas: design e avaliação dos efeitos de um programa de intervenção psicoeducativa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação para a Saúde | pt_PT |