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Deficit cognitivo ligeiro e sintomatologia depressiva em pessoas idosas institucionalizadas: design e avaliação dos efeitos de um programa de intervenção psicoeducativa

dc.contributor.advisorSilva, Sofia de Lurdes Rosas da, 1976-
dc.contributor.authorAlves, Joana Raquel Fernandes
dc.date.accessioned2018-09-11T09:35:31Z
dc.date.available2018-09-11T09:35:31Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO presente projeto de intervenção, realizado no âmbito da educação para a saúde, teve como objetivo construir e avaliar os efeitos de um programa de intervenção psicoeducativa na redução do Deficit Cognitivo Ligeiro (DCL) e da sintomatologia depressiva em pessoas idosas com DCL e com sintomatologia depressiva. Nesse sentido, conduziu-se um estudo de natureza quasi-experimental, com grupo de controlo não equivalente, com pré-teste, pós-teste e follow-up. A amostra constituída por 26 idosos com DCL e sintomatologia depressiva, sem diagnóstico de demência e de depressão. Os participantes foram divididos em três grupos: o grupo de controle não equivalente (n=11), o grupo experimental da instituição 2 (n=9) e o grupo experimental da instituição 3 (n=6). A intervenção decorreu durante um mês e meio, com 10 sessões de 60 minutos cada, duas vezes por semana. Nos 3 momentos de avaliação foram aplicados teste estandardizados: o Exame do Estado Mental, o Teste do Relógio, a Escala de Depressão Geriátrica e a Escala de Satisfação com a Vida. Os resultados obtidos nos grupos que foram alvo das sessões de estimulação cognitiva evidenciaram melhorias nas pontuações nos domínios cognitivos, do humor e da satisfação com a vida da fase de pré-teste para a fase de pós-teste. Porém, as diferenças observadas não se revelaram estatisticamente significativas. Um mês após o fim do programa constatou-se que os valores de desempenho cognitivo diminuíram, a sintomatologia depressiva aumentou em ambos os grupos e o grau de satisfação com a vida também diminui. Quanto ao grupo de controlo, verificaram-se descidas significativas nas pontuações médias em todas as medidas, indicando que com o passar do tempo, diminuiu o desempenho cognitivo, aumentou a sintomatologia depressiva neste grupo e diminuiu o nível de satisfação com a vida. Após esta análise, concluiu-se que o programa construído poderá apresentar alguns efeitos positivos ao nível do DCL e da sintomatologia depressiva na pessoa idosa. Contudo, dadas as fragilidades metodológicas do design escolhido, outros estudos devem ser conduzidos com recurso a design mais robusto, com grupos constituídos de forma aleatória e com um programa de intervenção mais prolongado no tempo.pt_PT
dc.identifier.tid201962853pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24099
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDéfice Cognitivo Ligeiropt_PT
dc.subjectEstimulação Cognitivapt_PT
dc.subjectEstimulação Sensorialpt_PT
dc.subjectPrograma de Intervenção Psicoeducativopt_PT
dc.subjectSintomatologia Depressivapt_PT
dc.titleDeficit cognitivo ligeiro e sintomatologia depressiva em pessoas idosas institucionalizadas: design e avaliação dos efeitos de um programa de intervenção psicoeducativapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação para a Saúdept_PT

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