Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Evolução de Matriz Organizacional dos Produtos da Pera Rocha na Região Oeste

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertacao_João Serra_VF_29_12_2016 (1).pdf1.53 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A forma como as empresas se organizam resultam dos seus planos estratégicos. Considerando que, inicialmente se caraterizavam por opções individuais, com o tempo e face aos desafios crescentes, as empresas tenderam a: i) agrupar-se em Agrupamento Complementar de Empresa (ACE) e ou Organização de Produtores (OP); ii) enveredar pelo processo de internacionalização; iii) ter atividades partilhadas, nomeadamente esforço de marketing, armazenamento e logística, I&DE; iv) promover a mobilidade de recursos humanos. No contexto de elevada incerteza eleva a tendência para novas formas organizacionais e, em particular, cooperativas. Importa, pois, analisar porque é que algumas cooperam? Quais são os tipos de cooperação mais apropriados em cada circunstância? Quais os fatores organizacionais e de gestão que afetam o sucesso de uma aliança? E como é que uma empresa pode explorar melhor as alianças para aprender novas competências tecnológicas e de mercado? Quando é que as empresas se internacionalizam? O estudo qualitativo foi baseado em inquéritos e entrevistas a seis Organizações de Produtores em processo de internacionalização. Os dados recolhidos nos inquéritos foram analisados de forma descritiva e as entrevistas foram dissecados quanto ao seu conteúdo. O inquérito recolheu dados acerca da evolução da matriz organizacional das empresas e do comércio internacional. A análise ao conteúdo das entrevistas apoia e interpreta a evolução dos processos de internacionalização e de parcerias, ajudando a tipificar, os motivos e os constrangimentos, tidos pelas Organizações de Produtores de Pera Rocha. Constatou-se um aumento da importância do comércio internacional, tanto em quantidade como em valor exportado de Pera Rocha. Observou-se que o crescimento da formação de parcerias tem providenciado visões no que diz respeito (a) à forma como as empresas e os países podem aumentar as vantagens competitivas, (b) ao conteúdo e valor dos portfólios locais e (c) às formas como se podem promover melhor as relações de cooperação entre empresas na procura de escala, notoriedade e competitividade.

Description

Keywords

Internacionalização; Parcerias; Associações; Pera Rocha

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue