Repository logo
 
Publication

O uso do guitarlift para a correção postural na aprendizagem da guitarra em alunos de iniciação e curso básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLuís, Lina
dc.contributor.authorMonteiro, João
dc.date.accessioned2022-08-04T14:33:54Z
dc.date.available2022-08-04T14:33:54Z
dc.date.issued2022-05-02
dc.description.abstractEste relatório final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, decorrente do curso de mestrado em Ensino de Música no Instituto Superior de Estudos Transdisciplinares e Interculturais, integrado no campus de Almada do Instituto Piaget. Na primeira parte deste trabalho foi desenvolvido um relatório, bem como uma reflexão sobre a prática de ensino supervisionada que decorreu no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira. A segunda parte é fruto do projeto de investigação intitulado de “O uso do Guitarlift para correção postural dos alunos de guitarra em iniciação e curso básico”. As exigências físicas pouco naturais como movimentos repetitivos em longos períodos de estudo ou técnicas desadequadas, podem originar nestes alunos, lesões músculo-esqueléticas que venham a ter grande impacto na sua vida futura. É fundamental que estes alunos tenham um devido acompanhamento desde o início da sua aprendizagem de forma a prevenir estas lesões. Como tal, o Guitarlift surge como uma ferramenta que auxilia na correção postural dos alunos, sendo este o objeto de estudo. Para verificar a sua aplicabilidade recorreu-se ao software ERGOLÂNDIA, nomeadamente nas ferramentas ANTROPOMETRIA, para verificar os padrões antropométricos de cada indivíduo a fim de aferir as dimensões mais adequadas do mobiliário a usar nas aulas por estes alunos, bem como a ferramenta RULA, que como o nome indica, usa o método RULA para a avaliação postural. Recorreu-se também ao longo de seis aulas, ao preenchimento de fichas de observação como ferramenta de avaliação. Os alunos avaliados, com idades compreendidas entre os nove e os quinze anos, foram divididos em dois grupos, sendo o Grupo Experimental, ao qual foi aplicado o acessório ergonómico Guitarlift, composto por sete alunos, e o grupo de controlo, que usou apenas o tradicional pedal de apoio de pé, composto também por sete alunos, estabelecendo paridade de perfil entre os alunos dos dois grupos, e totalizando quatorze alunos nos dois grupos.pt_PT
dc.identifier.tid203048857pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41531
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMusicapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectGuitarrapt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.titleO uso do guitarlift para a correção postural na aprendizagem da guitarra em alunos de iniciação e curso básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
João Monteiro.pdf
Size:
2.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: