Publication
O uso do guitarlift para a correção postural na aprendizagem da guitarra em alunos de iniciação e curso básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Luís, Lina | |
dc.contributor.author | Monteiro, João | |
dc.date.accessioned | 2022-08-04T14:33:54Z | |
dc.date.available | 2022-08-04T14:33:54Z | |
dc.date.issued | 2022-05-02 | |
dc.description.abstract | Este relatório final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, decorrente do curso de mestrado em Ensino de Música no Instituto Superior de Estudos Transdisciplinares e Interculturais, integrado no campus de Almada do Instituto Piaget. Na primeira parte deste trabalho foi desenvolvido um relatório, bem como uma reflexão sobre a prática de ensino supervisionada que decorreu no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira. A segunda parte é fruto do projeto de investigação intitulado de “O uso do Guitarlift para correção postural dos alunos de guitarra em iniciação e curso básico”. As exigências físicas pouco naturais como movimentos repetitivos em longos períodos de estudo ou técnicas desadequadas, podem originar nestes alunos, lesões músculo-esqueléticas que venham a ter grande impacto na sua vida futura. É fundamental que estes alunos tenham um devido acompanhamento desde o início da sua aprendizagem de forma a prevenir estas lesões. Como tal, o Guitarlift surge como uma ferramenta que auxilia na correção postural dos alunos, sendo este o objeto de estudo. Para verificar a sua aplicabilidade recorreu-se ao software ERGOLÂNDIA, nomeadamente nas ferramentas ANTROPOMETRIA, para verificar os padrões antropométricos de cada indivíduo a fim de aferir as dimensões mais adequadas do mobiliário a usar nas aulas por estes alunos, bem como a ferramenta RULA, que como o nome indica, usa o método RULA para a avaliação postural. Recorreu-se também ao longo de seis aulas, ao preenchimento de fichas de observação como ferramenta de avaliação. Os alunos avaliados, com idades compreendidas entre os nove e os quinze anos, foram divididos em dois grupos, sendo o Grupo Experimental, ao qual foi aplicado o acessório ergonómico Guitarlift, composto por sete alunos, e o grupo de controlo, que usou apenas o tradicional pedal de apoio de pé, composto também por sete alunos, estabelecendo paridade de perfil entre os alunos dos dois grupos, e totalizando quatorze alunos nos dois grupos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203048857 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41531 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Musica | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Guitarra | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.title | O uso do guitarlift para a correção postural na aprendizagem da guitarra em alunos de iniciação e curso básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |