Repository logo
 
Publication

Intervenções facilitadoras na transição da criança com Diabetes Mellitus tipo 1 para a comunidade :

dc.contributor.authorPINTO, VÂNIA CATARINA MENDES
dc.contributor.authorMalheiro, Isabel
dc.date.accessioned2024-03-15T12:10:27Z
dc.date.available2024-03-15T12:10:27Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractObjetivo: Mapear e identificar na evidência científica as intervenções facilitadoras na transição para a comunidade da criança em idade escolar com Diabetes Mellitus Tipo 1. Método: Revisão Scoping foi realizada seguindo a metodologia do Joanna Briggs Institute. Foram incluídos estudos publicados de natureza quantitativa, qualitativa, ou mistos, assim como a literatura cinzenta, em Português, inglês, espanhol ou francês, produzidos entre 2016 e 2021. Foram incluídos nesta revisão 8 estudos, selecionados nas seguintes bases de dados: CINHAL; MEDLINE; MedicLatina; Eric; Cochrane CRCT; Cochrane CA; Cochrane DSR; Cochrane MR); Nursing Reference; JBI. Os resultados obtidos foram extraídos com recurso a um instrumento construído pelas autoras e alinhado com a questão/objetivo e expressos num resumo narrativo, incluindo áreas de destaque para pesquisas futuras. Resultados: Identificaram-se 3 grandes categorias no âmbito das intervenções facilitadoras na transição para a comunidade da criança em idade escolar com Diabetes Mellitus Tipo 1, nomeadamente, a existência de recursos e sistemas de suporte; o desenvolvimento de competências na gestão da doença (conhecimentos, modelagem e treino); comunicação e a continuidade dos cuidados. Conclusões: A transição para a comunidade da criança em idade escolar com Diabetes Mellitus tipo1 é influenciada por fatores relacionados com as condições ambientais, profissionais, organizacionais e da própria família. Os sistemas de suporte, o desenvolvimento de competências de gestão da DM1 (conhecimento e treino) e a comunicação/continuidade são destacados como foco de atenção no desenvolvimento das intervenções promotoras de uma transição segura.pt_PT
dc.description.abstractObjectiveThis review aims to map and identify in the scientific evidence the facilitating interventions in the transition to the community of school-age children with Type 1 Diabetes Mellitus. MethodThis scoping review is based on Joanna Briggs Institute’s methodology. Published studies of a quantitative, qualitative, or mixed nature, as well as grey literature in Portuguese, English, Spanish, or French, produced between 2016 and 2021, were included. Eight studies were included in this review, selected from the following databases: CINHAL; ME-DLINE; MedicLatina; Eric; Cochrane CRCT; Cochrane CA; Cochrane DSR; Cochrane MR; Nursing Reference; JBI. Results were extracted using an instrument constructed by the authors, aligned with the question/objective, and expressed in a narrative summary, including areas of emphasis for future research.ResultsWe identified three major categories of facilitating interventions in transitioning school-a-ge children with Type 1 Diabetes Mellitus into the community; the existence of resources and support systems, the development of disease management skills (knowledge, mode-ling, and training), communication, and continuity of care. Conclusionsactors related to environmental, professional, organizational, and family conditions, influence the transition of school-age children with Type 1 Diabetes Mellitus into the community. They highlighted support systems, the development of Type 1 Diabetes Melli-tus management skills (knowledge and training), and communication/continuity as a fo-cus of attention in developing interventions promoting a safe transitionpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinto, V.C.M., & Malheiro, M.I.D.C. (2022). Intervenções facilitadoras na transição da criança com Diabetes Mellitus tipo 1 para a comunidade: uma revisão scoping. Pensar Enfermagem, 26(1), 5–13. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v26i1.194pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.56732/pensarenf.v26i1.194pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50296
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherESELpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/194pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDiabetes Mellitus tipo 1pt_PT
dc.subjectIntegração comunitáriapt_PT
dc.subjectCuidado de transiçãopt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.titleIntervenções facilitadoras na transição da criança com Diabetes Mellitus tipo 1 para a comunidade :pt_PT
dc.title.alternativeuma revisão scopingpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage13pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage5pt_PT
oaire.citation.titlePensar Enfermagempt_PT
oaire.citation.volume26pt_PT
person.familyNamePINTO
person.familyNameDIAS DA COSTA MALHEIRO
person.givenNameVÂNIA CATARINA MENDES
person.givenNameMARIA ISABEL
person.identifier.ciencia-idAF19-5EBD-3FFE
person.identifier.orcid0000-0001-6207-1320
person.identifier.orcid0000-0002-9093-4821
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication52def2fc-d90d-47eb-aecb-83d6076c4cbf
relation.isAuthorOfPublication32f89888-1607-4a9a-a9a6-4011db3bd4a3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery32f89888-1607-4a9a-a9a6-4011db3bd4a3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PE_artigo+ID194_PT_final.pdf
Size:
1.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: