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Authors
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Abstract(s)
Neste artigo, aborda-se em termos gerais a problemática das competências e habilidades dos trabalhadores: um tema
confuso e controverso com diversos resultados empíricos e muitas inconsistências, mas que continua a proporcionar
oportunidades de pesquisa. Por meio do binômio soft skill e hard skill, almeja-se identificar o papel que as competências
morais desempenham. No estudo empírico realizado com uma amostra de conveniência de trabalhadores estudantes
portugueses, buscou-se responder a seguinte pergunta: “Dos três tipos de competências (transversais, técnicas ou
morais), qual é mais valorizado nas organizações em Portugal, segundo a percepção dos trabalhadores e não dos
gestores?”. Por isso, e com base em revisão da literatura, foram primeiramente caracterizados os traços dominantes da
cultura portuguesa. Para categorizar as respostas dos entrevistados a uma questão aberta, recorreu-se à análise de
conteúdo/redução fenomenológica. Os resultados obtidos, além de sua finalidade exploratória, indicam claramente a
preferência pelas competências transversais e um interesse secundário e marginal nas competências morais. Essa
conclusão, no entanto, demanda confirmações mais robustas por futuros estudos.
Description
Keywords
Competência Transversal Competência Técnica Competência Moral Cultura Portuguesa Análise de Conteúdo
Citation
Swiatkiewicz, O.(2014). Competências transversais, técnicas ou morais: Um estudo exploratório sobre as competências dos trabalhadores que as organizações em Portugal mais valorizam. Cadernos EBAPE.BR, 12 (3), pp. 663–687.