Repository logo
 
Publication

A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas salas de aula do ensino regular

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Rosa
dc.contributor.authorPestana, Ana Sofia
dc.date.accessioned2016-06-21T15:20:00Z
dc.date.available2016-06-21T15:20:00Z
dc.date.issued2013-05-15
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo perceber de que forma é feita a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas salas de aula do ensino regular, e se esta prática educativa é vantajosa para estes alunos, buscando também analisar a evolução do conceito de inclusão em Portugal e a sua que influencia nos dias de hoje. O estudo incidiu sobre dois alunos do 1º ano, com NEE, integrados numa turma de 24 alunos do ensino regular. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa utilizando a observação direta e a recolha de dados a partir do meio sob forma de notas de campo como instrumentos de coleta de dados. Conclui-se que a evolução do conceito de NEE influencia de forma positiva a inclusão destes alunos em salas de aula do ensino regular, pois eles passam a ser vistos como uma parte integrante da sociedade. As escolas passaram a procurar soluções para incluírem os alunos NEE, não permitindo que este fator se tornasse limitador da inclusão destes alunos na escola. Para estes alunos existe uma panóplia de recursos que permite a sua plena inclusão nas escolas bem como proporciona vivências positivas quer para os alunos com NEE como para toda a comunidade escolar. Ao professor titular de turma cabe a tarefa de apoiar e ajustar o currículo do aluno proporcionando-lhe o maior número possível de experiencias positivas na sua aprendizagem. É fundamental que o professor tenha consciência do papel fundamental que desempenha no processo de inclusão, pois este será o elo de ligação entre a escola e o aluno com NEE.pt_PT
dc.identifier.tid201185121pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14141
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.titleA inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas salas de aula do ensino regularpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PESTANA Ana 2013.pdf
Size:
2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: