Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1005.23 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Enquadramento: Os cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica e a sua família, são o foco central deste percurso de desenvolvimento de competências.
A Prática Avançada de Enfermagem (PAE) emerge como uma possibilidade de inovação e avanço para a saúde pública diante do crescente interesse em assumir cuidados capazes de trazer melhorias para os sistemas de saúde, atendendo às necessidades da população (Mezaroba et al., 2023).
O acesso à prática de funções avançadas é geralmente precedido de horas de prática clínica, uma especialização e/ou formação académica pós-graduada, sendo o Mestrado, o grau académico recomendado pelo ICN para o exercício da PAE (ICN, 2020).
Os Enfermeiros de prática avançada (PAE) são capacitados dos conhecimentos e das competências necessárias, fundamentadas na mais atual evidência científica, para fazer face à preocupante escassez de prestadores de cuidados de saúde especializados, cumprindo a missão e os objetivos das instituições (Gaines-Dillard, 2015).
Objetivos: Finalidade de mapear a extensão e a tipologia de evidência científica existente em relação à “Prática avançada de Enfermagem em contexto de urgência”, identificando as mais-valias e contributos desta prática para a pessoa em situação urgente/emergente, famílias e sistemas de saúde.
Metodologia: Desenvolveu-se uma revisão da literatura do tipo “scoping review”, utilizando a metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI) na versão de 2020, acerca da “Prática avançada de Enfermagem em contexto de urgência”. Foi realizada pesquisa nas bases de dados científicas PubMed e ainda nas disponibilizadas (também por acesso remoto) via EBSCOhost, pela Escola Superior de saúde do Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, MEDLINE Complete (Análise e Sistema de Recuperação de Literatura Médica Online), CINAHL Complete (Índice Acumulado de Literatura de Enfermagem e Saúde Aliada), eBook Nursing Collection, eBook Collection (EBSCOhost), eBook Medical Collection (EBCOhost) e SPORTDiscus, utilizando as palavras chave/descritores: advanced practice nursing; emergency service, hospital; emergency department; emergency room e emergency nursing.
Resultados: Foram identificados 276 artigos na pesquisa, dos quais 9 foram selecionados para esta revisão. A extração de dados foi realizada com base nos 9 estudos finais incluídos nesta investigação de scoping, após uma análise detalhada e consensual realizada pelos dois pesquisadores. Os artigos foram publicados entre 2005 e 2024, com 33,3% deles tendo até 10 anos e os restantes 66,6% com menos de 20 anos de publicação. Em relação aos países de origem, os artigos estão distribuídos por 5 países de 3 continentes. Percentualmente, 33,3% são provenientes dos EUA, 33,3% da Austrália, e os demais 11,1% de cada um dos seguintes países: China, Singapura e Brasil.
Os estudos incluídos neste trabalho são todos contextualizados no SU com desempenho do EPA em diversas áreas de intervenção (urgências oftalmológicas, neurológicas, ortotraumatológicas, avaliação de exames complementares de dignóstico, entre outros). Sintetizam de forma abrangente os contributos e mais-valias desta forma de fazer Enfermagem, tal como proposto. Sem delimitar intervenções, nem se circunscrever a técnicas específicas da PAE (prescrição, diagnóstico, gestão, etc). Pretendeu-se mostar a PAE em toda a sua extensão, nas diversas formas de atuação especializada em prol da pessoa em situação urgente/emergente que recorre ao SU. Os estudos selecionados tratam da temática da PAE no SU e apontam contributos da mesma, em 3 principais eixos: eixo assistencial, eixo educativo ou de gestão e eixo preventivo. Estes eixos gravitam em torno da autonomia, da prática clínica especializada, da orientação terapêutica e da actuação focada no paciente.
A PAE evidenciou facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, minimizando as desigualdades sociais, oferecendo cuidados e serviços qualificados. A implementação da PAE permite valorizar e potencializar a formação dos enfermeiros, assim como eleva a relevância dos enfermeiros ao demonstrar que a sua autonomia promove maior número de atendimentos e alarga a cobertura de cuidados prestados com redução dos custos.
Conclusão: Tema cada vez mais emergente e cujo desenvolvimento do conhecimento sobre as valências da Prática Avançada de Enfermagem, irá permitir identificar um conjunto de intervenções do Enfermeiro Especialista com foco na prevenção, antecipação e resolução de complicações, assim como na promoção da recuperação da pessoa em situação critica em contexto de urgência, assumindo a intenção de impulsionar a diferenciação e especialização da Enfermagem em cada área de intervenção.
Description
Keywords
Advanced Pratice Nursing Emergency Service Hospital Emergency Department Emergency Room Emergency Nursing
Citation
Publisher
Escola Superior de Saúde Norte Cruz Vermelha Portuguesa
Collections
CC License
Without CC licence