Publication
Aprendizagem docente de gestão pedagógica de impasses emergentes no quotidiano de orientação de aprendizagens: relatório de estágio de ensino em educação visual, no 8º ano, na Escola Básica Professor Sebastião José Pires Teixeira, em Salir, concelho de Loulé, Algarve, Portugal
| dc.contributor.advisor | Fernandes, Rosa | |
| dc.contributor.advisor | Monteiro, Helena Maria | |
| dc.contributor.author | Peixoto, Eva | |
| dc.date.accessioned | 2015-12-01T13:09:16Z | |
| dc.date.available | 2015-12-01T13:09:16Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.description.abstract | Com este trabalho pretendemos demonstrar em forma de relato, os impasses que emergiram no quotidiano do fluir das aprendizagens, sobretudo aqueles referentes ao carácter motivacional dos alunos e a gestão pedagógica docente tendo em atenção o cumprimento do programa e a preocupação do pleno desenvolvimento do indivíduo. Refletimos aqui questões mais gerais da pedagogia e não aspectos particulares do ensino, optando assim por dois autores: Quintana Cabanas, que nos disponibilizou em Pedagogia Estética, as suas reflexões sobre o ensino da artes e Humberto Maturana, que na sua Biologia do Conhecimento, aborda como o ser humana opera, aprende, constrói conhecimento e se desenvolve. Com base teórica neste quadro, construímos aqui uma experiência solidamente informada e demonstramos o nosso envolvimento no coletivo docente. É a sucessiva operacionalização e sistematização das nossas práticas, apoiadas na teorização daqueles autores, realizados ao longo do ano letivo, que aqui integramos no nosso quadro de referência para a ação, centrados essencialmente na elaboração da narrativa do modo como superámos os impasses ocorridos ao longo do percurso da nossa aprendizagem. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201124700 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/10308 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ensino das Artes Visuais | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Pedagogia | pt_PT |
| dc.subject | Educação | pt_PT |
| dc.subject | Arte | pt_PT |
| dc.title | Aprendizagem docente de gestão pedagógica de impasses emergentes no quotidiano de orientação de aprendizagens: relatório de estágio de ensino em educação visual, no 8º ano, na Escola Básica Professor Sebastião José Pires Teixeira, em Salir, concelho de Loulé, Algarve, Portugal | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário | pt_PT |
