Repository logo
 
Publication

Aprendizagem docente de gestão pedagógica de impasses emergentes no quotidiano de orientação de aprendizagens: relatório de estágio de ensino em educação visual, no 8º ano, na Escola Básica Professor Sebastião José Pires Teixeira, em Salir, concelho de Loulé, Algarve, Portugal

dc.contributor.advisorFernandes, Rosa
dc.contributor.advisorMonteiro, Helena Maria
dc.contributor.authorPeixoto, Eva
dc.date.accessioned2015-12-01T13:09:16Z
dc.date.available2015-12-01T13:09:16Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractCom este trabalho pretendemos demonstrar em forma de relato, os impasses que emergiram no quotidiano do fluir das aprendizagens, sobretudo aqueles referentes ao carácter motivacional dos alunos e a gestão pedagógica docente tendo em atenção o cumprimento do programa e a preocupação do pleno desenvolvimento do indivíduo. Refletimos aqui questões mais gerais da pedagogia e não aspectos particulares do ensino, optando assim por dois autores: Quintana Cabanas, que nos disponibilizou em Pedagogia Estética, as suas reflexões sobre o ensino da artes e Humberto Maturana, que na sua Biologia do Conhecimento, aborda como o ser humana opera, aprende, constrói conhecimento e se desenvolve. Com base teórica neste quadro, construímos aqui uma experiência solidamente informada e demonstramos o nosso envolvimento no coletivo docente. É a sucessiva operacionalização e sistematização das nossas práticas, apoiadas na teorização daqueles autores, realizados ao longo do ano letivo, que aqui integramos no nosso quadro de referência para a ação, centrados essencialmente na elaboração da narrativa do modo como superámos os impasses ocorridos ao longo do percurso da nossa aprendizagem.pt_PT
dc.identifier.tid201124700
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10308
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino das Artes Visuaispt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.titleAprendizagem docente de gestão pedagógica de impasses emergentes no quotidiano de orientação de aprendizagens: relatório de estágio de ensino em educação visual, no 8º ano, na Escola Básica Professor Sebastião José Pires Teixeira, em Salir, concelho de Loulé, Algarve, Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TESE_EVA.pdf
Size:
6.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: