| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 6.71 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com este trabalho pretendemos demonstrar em forma de relato, os impasses que emergiram no quotidiano do fluir das aprendizagens, sobretudo aqueles referentes ao carácter motivacional dos alunos e a gestão pedagógica docente tendo em atenção o cumprimento do programa e a preocupação do pleno desenvolvimento do indivíduo. Refletimos aqui questões mais gerais da pedagogia e não aspectos particulares do ensino, optando assim por dois autores: Quintana Cabanas, que nos disponibilizou em Pedagogia Estética, as suas reflexões sobre o ensino da artes e Humberto Maturana, que na sua Biologia do Conhecimento, aborda como o ser humana opera, aprende, constrói conhecimento e se desenvolve. Com base teórica neste quadro, construímos aqui uma experiência solidamente informada e demonstramos o nosso envolvimento no coletivo docente. É a sucessiva operacionalização e sistematização das nossas práticas, apoiadas na teorização daqueles autores, realizados ao longo do ano letivo, que aqui integramos no nosso quadro de referência para a ação, centrados essencialmente na elaboração da narrativa do modo como superámos os impasses ocorridos ao longo do percurso da nossa aprendizagem.
Description
Keywords
Ensino das Artes Visuais Aprendizagem Pedagogia Educação Arte
