Repository logo
 
Publication

Estágio à prova de distância: uma experiência tão extraordinária como autêntica

dc.contributor.authorGomes, E. X.
dc.contributor.authorMontiel, António
dc.contributor.authorMatos, Ana Isabel
dc.date.accessioned2024-03-21T14:35:51Z
dc.date.available2024-03-21T14:35:51Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEste artigo pretende analisar uma experiência pedagógica de formação inicial de professo- ras/es vivida na Prática Supervisionada em 1.º ciclo do ensino básico, no contexto da pandemia da Covid-19. Considerando esta circunstância particular, as equipas de coordenação do curso e de docen- tes desenharam um conjunto de medidas emergenciais para promover a continuidade dos estágios em regime não presencial. Foi desenvolvido um estudo qualitativo inspirado pelas metodologias do autoestudo com base na análise documental e questionários às/aos estagiárias/os. A análise e discus- são dos dados revelam um balanço positivo da experiência vivida e permitem tecer algumas consi- derações sobre a formação inicial de professoras/es e educadoras/es.pt_PT
dc.description.abstractThis article aims to describe and analyse a pedagogical experience of teacher education developed during Supervised Practice in primary school, in the context of the Covid-19 pandemic. Considering this particular circumstance, the course coordination and teaching teams designed a set of emergency measures to promote the continuity of internships in an online regime. A qualitative study was developed, inspired by self-study methodologies, based on documentary analysis and questionnaires applied to students. The data analysis and discussion reveal a positive balance of the lived experience and allow to make some considerations about the education of teachers and early childhood educators.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGomes, E. X., Montiel, A, & Matos, A. I.(2021). Estágio à prova de distância: Uma experiência tão extraordinária como autêntica. Educação, Sociedade & Culturas, 59, 49-71.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24840/esc.vi59.336pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50358
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFormação inicial de professoras/espt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectEnsino à distânciapt_PT
dc.subject1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectTeacher educationpt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectPrimary schoolpt_PT
dc.titleEstágio à prova de distância: uma experiência tão extraordinária como autênticapt_PT
dc.title.alternativeDistance proof internship: an experience as extraordinary as it is authenticpt_PT
dc.title.alternativeStage de preuve de distance: une expérience aussi extraordinaire qu’authentiquept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameGomes
person.givenNameElisabete Xavier
person.identifier.ciencia-id6819-3243-E909
person.identifier.orcid0000-0001-6635-6307
person.identifier.ridC-7073-2019
person.identifier.scopus-author-id35069574000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1a746bf4-5c5b-41d5-b42b-2aca99f6baa6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1a746bf4-5c5b-41d5-b42b-2aca99f6baa6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ESC59_03_Elisabete+Gomes_Final.pdf
Size:
5.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: