Publication
Estágio à prova de distância: uma experiência tão extraordinária como autêntica
dc.contributor.author | Gomes, E. X. | |
dc.contributor.author | Montiel, António | |
dc.contributor.author | Matos, Ana Isabel | |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T14:35:51Z | |
dc.date.available | 2024-03-21T14:35:51Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Este artigo pretende analisar uma experiência pedagógica de formação inicial de professo- ras/es vivida na Prática Supervisionada em 1.º ciclo do ensino básico, no contexto da pandemia da Covid-19. Considerando esta circunstância particular, as equipas de coordenação do curso e de docen- tes desenharam um conjunto de medidas emergenciais para promover a continuidade dos estágios em regime não presencial. Foi desenvolvido um estudo qualitativo inspirado pelas metodologias do autoestudo com base na análise documental e questionários às/aos estagiárias/os. A análise e discus- são dos dados revelam um balanço positivo da experiência vivida e permitem tecer algumas consi- derações sobre a formação inicial de professoras/es e educadoras/es. | pt_PT |
dc.description.abstract | This article aims to describe and analyse a pedagogical experience of teacher education developed during Supervised Practice in primary school, in the context of the Covid-19 pandemic. Considering this particular circumstance, the course coordination and teaching teams designed a set of emergency measures to promote the continuity of internships in an online regime. A qualitative study was developed, inspired by self-study methodologies, based on documentary analysis and questionnaires applied to students. The data analysis and discussion reveal a positive balance of the lived experience and allow to make some considerations about the education of teachers and early childhood educators. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gomes, E. X., Montiel, A, & Matos, A. I.(2021). Estágio à prova de distância: Uma experiência tão extraordinária como autêntica. Educação, Sociedade & Culturas, 59, 49-71. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.24840/esc.vi59.336 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/50358 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial de professoras/es | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Ensino à distância | pt_PT |
dc.subject | 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Teacher education | pt_PT |
dc.subject | Distance learning | pt_PT |
dc.subject | Supervised teaching practice | pt_PT |
dc.subject | Primary school | pt_PT |
dc.title | Estágio à prova de distância: uma experiência tão extraordinária como autêntica | pt_PT |
dc.title.alternative | Distance proof internship: an experience as extraordinary as it is authentic | pt_PT |
dc.title.alternative | Stage de preuve de distance: une expérience aussi extraordinaire qu’authentique | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Gomes | |
person.givenName | Elisabete Xavier | |
person.identifier.ciencia-id | 6819-3243-E909 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6635-6307 | |
person.identifier.rid | C-7073-2019 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35069574000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1a746bf4-5c5b-41d5-b42b-2aca99f6baa6 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1a746bf4-5c5b-41d5-b42b-2aca99f6baa6 |