Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Percurso de aprendizagens

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ANA_MOTA.pdf3.59 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de prática educativa de 1.º e 2.º CEB, pertencentes ao Mestrado de Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Descreve-se, aqui, o meu percurso enquanto estagiária em ambos os ciclos de escolaridade e apresenta-se um breve estudo efetuado na área de Português, nomeadamente da relação entre a concretização dos objetivos e dos descritores de desempenho das Metas Curriculares nos manuais escolares, no domínio da Escrita, para os 1.o e 5.o anos de escolaridade. Deste modo, este documento encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte, apresenta-se a componente investigativa que visa analisar e verificar se dois manuais escolares (1.º e 5.º anos) se encontram de acordo com as Metas Curriculares do Ensino Básico, no que concerne ao domínio da Escrita. Na segunda parte é contemplado o estágio efetuado em 1º CEB, sendo abordadas as caraterizações da instituição e respetiva turma, experiências-chave vivenciadas, fundamentação pedagógica das aulas lecionadas e reflexão de todo o percurso neste nível de ensino. A terceira parte consiste no estágio efetuado em 2º CEB, nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais. À semelhança da segunda parte, aqui serão abordados os elementos referentes a este estágio.

Description

Keywords

Manuais Escolares Investigação Sobre Manuais Escolares Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Ensino da Escrita

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue