Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.59 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de prática educativa de 1.º e 2.º CEB, pertencentes ao Mestrado de Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Descreve-se, aqui, o meu percurso enquanto estagiária em ambos os ciclos de escolaridade e apresenta-se um breve estudo efetuado na área de Português, nomeadamente da relação entre a concretização dos objetivos e dos descritores de desempenho das Metas Curriculares nos manuais escolares, no domínio da Escrita, para os 1.o e 5.o anos de escolaridade.
Deste modo, este documento encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte, apresenta-se a componente investigativa que visa analisar e verificar se dois manuais escolares (1.º e 5.º anos) se encontram de acordo com as Metas Curriculares do Ensino Básico, no que concerne ao domínio da Escrita.
Na segunda parte é contemplado o estágio efetuado em 1º CEB, sendo abordadas as caraterizações da instituição e respetiva turma, experiências-chave vivenciadas, fundamentação pedagógica das aulas lecionadas e reflexão de todo o percurso neste nível de ensino.
A terceira parte consiste no estágio efetuado em 2º CEB, nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais. À semelhança da segunda parte, aqui serão abordados os elementos referentes a este estágio.
Description
Keywords
Manuais Escolares Investigação Sobre Manuais Escolares Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Ensino da Escrita