Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
15.85 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de estágio visa apresentar a crucial importância das infografias para os jornais e leitores, com base em várias fundamentações mais teóricas, do processo cognitivo, e do design de vários autores com voz na matéria, de entre os quais se destaca três que acrescentam muito valor a esta pesquisa, Jean Piaget, Alberto Cairo, Edward Tufte. O documento encontra-se estruturado em quatro capítulos. No primeiro, foram explanados diversos aspetos e teorias sobre o real funcionamento do nosso processo cognitivo na absorção das informações, para se perceber o seu funcionamento e como os elementos gráficos influenciam de forma positiva este processo. O segundo capítulo, foi dedicado à apresentação da infografia no que diz respeito aos marcos na história. Já no terceiro capítulo é feita a argumentação sobre os dois primeiros capítulos, explicando assim, a assertividade das infografias para a comunicação jornalística. E é apresentado o resultado do inquérito desenvolvido em diversos jornais e aos leitores, nacionais e internacionais de forma a revelar o real uso das infografias pelos jornais e real interesse da parte dos leitores em ter as infografias como um recurso de exposição de informação. Onde foi constatado que, apesar do reconhecimento da relevância das infografias, tanto pelos jornais como pelos leitores, a mesma tem sido pouco utilizada. Já no quarto e último capítulo é apresentada a experiência profissional adquirida através do estágio curricular do Mestrado em Design Editorial no Instituto Politécnico de Tomar, no Jornal de Negócios, onde houve a oportunidade de conhecer a realidade interna de um dos maiores jornais nacional no segmento económico. Todo o percurso efetuado na tese leva à importância das infografias como um recurso de transmissão de informação de forma a contrariar a abdicação ou o fraco uso das mesmas pelos jornais e o modo como estas alterações influenciam o conteúdo gráfico e o modo como o leitor encara as publicações.
Description
Keywords
Infografia Comunicação visual Processo cognitivo Design de informação Jornal de negócios