Repository logo
 
Publication

Estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formação

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorDias, Rui Rosa
dc.contributor.authorPimentel, Teresa Sofia da Silva
dc.date.accessioned2023-05-16T17:20:43Z
dc.date.available2023-05-16T17:20:43Z
dc.date.issued2023-04-13
dc.date.submitted2023-03-13
dc.description.abstractDe acordo com vários estudos, pode dizer-se que a educação, originalmente, não foi pensada como empresa, isto é, como forma de atividade para gerar lucro, no entanto, é imprescindível obter recursos para a sua existência e manutenção. O serviço educacional não pode ser testado, experimentado ou avaliado antecipadamente tornando-o intangível. O marketing de serviços de educação, torna-se essencial para implementar e controlar ações que permitam a adequação da instituição perante situações de mercado. O presente trabalho tem como objetivo a proposta de lançamento de uma academia de formação tentando perceber se será viável esta nova área de negócio, a levar a cabo na empresa SUBA Creative Agency. Este relatório de estágio profissional sustenta-se na revisão da literatura sobre as temáticas de marketing, marketing de serviços, marketing de serviços educacionais sendo o tema fulcral que é digno da sua exploração. Para responder ao problema proposto, foi realizado um estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formação. A metodologia utilizada de cariz qualitativo foi uma entrevista ao investidor e numa segunda fase, adotou-se uma abordagem quantitativa não probabilística, através de um inquérito por questionário a 5 empresas (clientes da SUBA selecionados aleatoriamente). Os resultados deste estudo podem orientar o desenvolvimento deste novo projeto da SUBA e auxiliar na tomada de decisões cruciais para o negócio. Para verificar a viabilidade deste negócio foram tidas em conta quatro variáveis: confiança, satisfação, marketing interno e público-alvo. Como conclusão este lançamento foi considerado exequível.pt_PT
dc.identifier.tid203290364pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44791
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing de serviçospt_PT
dc.subjectMarketing de serviços educacionaispt_PT
dc.subjectServiço educacionalpt_PT
dc.subjectLançamentopt_PT
dc.titleEstudo exploratório para o lançamento de uma academia de formaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Estágio_Teresa Pimentel_16.02.pdf
Size:
2.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: