Repository logo
 
Publication

A escola como laboratório de cidadania

dc.contributor.authorVasconcelos, António Ângelo
dc.date.accessioned2017-06-08T09:49:46Z
dc.date.available2017-06-08T09:49:46Z
dc.date.issued2016-10
dc.description.abstractA escola como organização e as diferentes modalidades de governo afiguram-se como uma das dimensões relevantes nos modos como se apropriam e desenvolvem saberes diferenciados, nos modos como se aprende a viver em conjunto, nos modos como se constrói e desenvolve uma cidadania culta e participativa. Ora o viver em comunidade aprende-se e desenvolve-se através de interacções policentradas num espaço fronteiriço de diálogos e transições em que a vivência democrática e a participação na tomada de decisões envolvem diferentes olhares e sentidos que, em convergência e em divergência, contribuem para a construção de um bem comum. Contudo nem sempre as políticas públicas nem as micropolíticas da escola nem os modos de organização são agentes facilitadores de uma maior convivialidade e experienciação democrática, em particular, na audição das crianças e dos jovens como atores de pleno direito na construção e no governo da escola. Neste contexto, partindo de um conjunto de entrevistas a crianças e jovens, do 5.º ao 9.º ano de uma escola TEIP que participaram no ano lectivo 2015-2016 nas Assembleias da Escola, procura-se por um lado dar voz aos estudantes em relação às suas visões sobre a escola, aprendizagens e modalidades de organização e de governo e, por outro, identificar alguns indicadores que do ponto de vista organizacional, pedagógico e relacional contribuam para que a escola seja um lugar de encontros, de saberes, de conhecimentos, de cidadania e de convivialidade entre diferentes visões do mundo.pt_PT
dc.description.abstractThe school as an organization and the different forms of government appear as one of the relevant dimensions in the ways we appropriate and develop differentiated knowledge, in the ways we learn to live together, in ways how to build and develop an educated and participatory citizenship. Living in community is developed through polycentric interactions in a border area of dialogue and transitions where the democratic experience and participation in decision-making involving different senses that in convergence and divergence contributing to the construction of a common good. However not always public policies or the school micro policies, nor the organizational modes are facilitators for conviviality and democratic experiencing, in particular, the hearing of children and young people as full actors in the construction of the school and in its government. In this context, starting from a series of interviews with children and young people, the 5th to the 9th year of a TEIP school who participated in the academic year 2015-2016 in the Assemblies of the school, I’m looking for one hand try to give voice to students in relation to their views on the school, learning and forms of organization and government, and secondly, to identify some indicators that the organizational, pedagogical and relational point of view contribute to the school as a place of encounters, knowledge, citizenship and conviviality between different worlds.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96261-6-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18494
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseupt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.esev.ipv.pt/spce16/atas/XIII_SPCE_2016_atas_D.pdfpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectOrganizaçãopt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectSchoolen
dc.subjectOrganizationen
dc.subjectManagementen
dc.subjectParticipationen
dc.subjectCitizenshipen
dc.titleA escola como laboratório de cidadaniapt_PT
dc.title.alternativea participação dos estudantes na construção de um bem comumpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage1442pt_PT
oaire.citation.startPage1433pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XIII Congresso SPCEpt_PT
person.familyNameVasconcelos
person.givenNameAntónio Ângelo
person.identifier.ciencia-id761F-81B8-2707
person.identifier.orcid0000-0002-1888-310X
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typeconferenceObjecten
relation.isAuthorOfPublicationae208b11-1c4c-477e-9297-bbc4ed62c8ff
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryae208b11-1c4c-477e-9297-bbc4ed62c8ff

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A escola como laboratório de cidadania - pp. 1433-1442.pdf
Size:
12.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: