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Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada: Respeito pelas diferenças
dc.contributor.advisor | Mestre, Amélia | |
dc.contributor.advisor | Jorge, José Reis | |
dc.contributor.author | Torneiro, Ana Sofia | |
dc.date.accessioned | 2015-07-09T16:03:26Z | |
dc.date.available | 2015-07-09T16:03:26Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio pretende retratar o percurso vivenciado, desde o início do ano letivo de 2012/2013, bem como descrever todo o processo de ensino-aprendizagem. Este relatório tem como base os princípios do Decreto-Lei nº 3/2008 de 7 de janeiro, em que a “(…) escola democrática e inclusiva, orientada para o sucesso educativo de todas as crianças e jovens” (p. 154). Deste modo, a EB1 e Pré-Escolar de Mira-Sintra mostra um universo onde estão todos incluídos, quer sejam crianças com desenvolvimento e competências adequadas à sua faixa etária, quer sejam crianças com Necessidades Educativas Especiais, (NEE). A escola deve adaptar-se a estes alunos de forma a existir uma harmonia entre todos, respeitando as suas diferenças tal como está descrito durante este relatório de estágio, e de forma a contribuir ativamente para promover uma educação com base sólida numa escola inclusiva com práticas de diferenciação pedagógica e deste modo incentivar para uma geração menos preconceituosa e vocacionada para a inclusão social na qual todos sem exceção contribuem à sua medida para uma melhor sociedade, tal como refere Stainback, S. e Stainback, W. (1999), “Quando existem programas adequados, a inclusão funciona para todos os alunos com e sem deficiências, em termos de atitudes positivas, mutuamente desenvolvidas, de ganhos nas habilidades acadêmicas e sociais e de preparação para a vida na comunidade” (p.22). Ao longo do período de estágio desenvolveu-se um ensino-aprendizagem apostado em desenvolver competências nas crianças para integrar numa sociedade mais inclusiva e respeitadora das diferenças, ou seja, uma sociedade em que os seus membros respeitem pessoas com NEE e diferentes etnias. De forma a realizar a área de intervenção prioritária desenvolveram-se algumas atividades entre as quais, “O Boneco das Diferenças”, a comemoração do “Dia da família” com jogos no exterior, teatro de fantoches, visita à Unidade de Multideficiência, entre outras. Inicialmente o grupo demonstrava-se bastante interessado e interventivo questionando a realidade que se passava à sua volta nomeadamente sobre a existência de crianças com NEE e crianças com diferentes hábitos culturais e etnias. Ao longo do percurso de ensino-aprendizagem no final foi possível verificar que o grupo e cada criança entendia que existiam pessoas com diferentes características e que estas pertenciam ao seu grupo e deveriam ser tratadas de igual forma, respeitadas e acarinhadas mostrando-se um grupo muito mais recetivo e inclusivo na aceitação das diferenças, sendo possível observar uma maior interação e de forma mais natural entre todas as crianças. | por |
dc.identifier.tid | 201852179 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/9278 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Respeito pelas diferenças | por |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Diferenciação Pedagógica | por |
dc.subject | Aprendizagens significativas | por |
dc.title | Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada: Respeito pelas diferenças | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar | por |