Repository logo
 
Publication

Relationship quality: a relação online e offline com os clientes B2B e B2C – Estudo de caso SABSEG, corretor de seguros , S.A

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Gisela
dc.contributor.authorMachado, Ana Camila Pinto
dc.date.accessioned2018-11-06T10:20:33Z
dc.date.available2018-11-06T10:20:33Z
dc.date.issued2018-11-02
dc.description.abstractEsta investigação aborda os principais conceitos de marketing relacional, em contexto business-to-business e business-to-consumer, aliando-os ao setor dos seguros, mais propriamente à realidade dos corretores de seguros. Assim, esta investigação procura identificar o canal, online ou offline, que proporciona um maior nível de relationship quality na relação entre clientes (B2B e B2C) e as empresas de corretagem de seguros, tendo, para isso, por base um estudo de caso realizado na SABSEG – Corretor de Seguros, S.A. Este estudo é, particularmente, pertinente, pois visa colmatar quatro lacunas da literatura, sendo elas, a necessidade de investigar o setor dos seguros, uma vez que este não tem sido valorizado comparativamente com outras áreas financeiras (Robson, 2015; Beloucif et al, 2004); a necessidade de investigar a perspetiva dos intermediários das relações, no âmbito do relationship quality (Athanasopoulou, 2009); a necessidade de identificar os antecedentes e as dimensões do online relationship quality no setor dos seguros (Brun et al, 2014) e a necessidade de distinguir os contextos B2B e B2C, dadas as diferenças existentes entre ambas as tipologias (Cortez e Johnston, 2017; Moller e Halinen, 2000). Em termos de metodologia, optou-se por análise qualitativa, que teve como técnica de recolha de dados entrevistas semiestruturadas realizadas a 25 pessoas, sendo 10 colaboradores da SABSEG, 10 clientes B2B da SABSEG e 5 clientes B2C da SABSEG. Assim, através desta investigação, constatou-se que ambos os canais, online e offline, são importantes nos relacionamentos B2B e B2C que os corretores de seguros mantêm, não podendo nenhum deles ser desvalorizado, nem descurado, uma vez que ambos impactam os níveis de relationship quality. Contudo, constatou-se que o canal offline possui mais impacto nos níveis de relationship quality dos relacionamentos B2C comparativamente com o canal online, enquanto que, nos relacionamentos B2B, constatou-se que ambos os canais, online e offline, impactam o nível de relationship quality.pt_PT
dc.identifier.tid202010937pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24732
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectmarketing relacionalpt_PT
dc.subjectqualidade do relacionamentopt_PT
dc.subjectserviçospt_PT
dc.subjectsegurospt_PT
dc.subjectrelacionamento B2Bpt_PT
dc.subjectrelacionamento B2Cpt_PT
dc.titleRelationship quality: a relação online e offline com os clientes B2B e B2C – Estudo de caso SABSEG, corretor de seguros , S.Apt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ana_machado.pdf
Size:
7.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: