Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.31 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatรณrio expรตe o estudo realizado ao longo do Mestrado em Ensino do 1ยบ CEB e de Portuguรชs e Histรณria e Geografia de Portugal no 2ยบ CEB, em contexto de estรกgio curricular no 2ยบ CEB. Reflete a experiรชncia obtida atravรฉs da implementaรงรฃo de um projeto sobre o uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma do 6ยบ ano, ao longo do ano letivo 2016/2017. Esta investigaรงรฃo teve como objetivo verificar se seria possรญvel fomentar o uso de conectores discursivos em textos, bem como contribuir para a sedimentaรงรฃo do conhecimento linguรญstico dos alunos. Para isso, foram trabalhados conectores em oficina de gramรกtica e elaboradas vรกrias atividades de reescrita e escrita de textos. ร importante o trabalho com conectores discursivos pois estes sรฃo elementos fundamentais para a construรงรฃo da coesรฃo e da coerรชncia textuais. Discutimos os resultados obtidos e avaliamos em que medida a proposta de abordagem pedagรณgico-didรกtica implementada contribuiu para uma resposta ao nosso principal objetivo. Refletimos, por fim, sobre os resultados obtidos e sobre as opรงรตes pedagรณgico-didรกticas escolhidas com o objetivo de encontrar futuras propostas de abordagem a este conteรบdo programรกtico.
Description
Keywords
Conectores Discursivos Marcadores Discursivos Oficina de Gramรกtica Coesรฃo Textual Coerรชncia Textual