Repository logo
 
Publication

Gravações áudio como ferramenta de apoio ao estudo individual do clarinete

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorJorge, Rui
dc.contributor.authorVarino, Cláudia
dc.date.accessioned2020-01-11T14:18:25Z
dc.date.available2020-01-11T14:18:25Z
dc.date.issued2019-07-23
dc.description.abstractO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Música do Instituto Piaget – ISEIT Almada. Este documento está estruturado em duas partes principais. Na primeira parte é apresenta toda a reflexão crítica sobre o desenvolvimento da prá-tica pedagógica e as aprendizagens efetuadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. Na segunda parte é apresentado o trabalho de investigação intitulado “Gravações áudio como ferramenta de apoio ao estudo individual do clarinete”. Esta temática encontra-se vinculada ao percurso da mestranda enquanto instrumen-tista, e posteriormente à sua prática pedagógica do ensino de clarinete no ensino especializado da música de clarinete, no qual foi possível identificar uma problemática no estudo dos alunos, estritamente relacionada com aspetos negativos que dificultam o seu progresso. No que respeita à docência, esta conduz à investigação de respostas relativas a como ensinar os alunos a estudar, o que leva à problemática relacionada com os resultados que os alunos mostram nas aulas. Neste âmbito, para a aula de instrumento ser proveitosa e focada no desenvolvimento do aluno, este deve trabalhar individualmente os conteúdos que são expostos pelo professor. Assim, para alcançar bons resultados e um bom desen-volvimento enquanto clarinetista, o aluno deve, pelo menos, ter contacto com o instrumento nos dias da semana posteriores à aula. O problema surge quando o estudo do aluno se revela desorganizado e pouco instruído, adicionando-se a falta de cumprimento de objetivos e o recurso a metodologias de estudo. Deste modo, torna-se essencial haver uma organização do estudo instrumental e o recurso a estratégias de estudo, tendo em vista uma otimização e rentabilização do tempo de es-tudo dedicado ao instrumento. Só assim será possível verificar o progresso no desenvolvimento dos alunos, sendo que eles próprios serão capazes de notar esse desen-volvimento, conduzindo ao aumento da sua motivação.pt_PT
dc.identifier.tid202358356pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/30850
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGravações áudiopt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectPrática individualpt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectClarinetept_PT
dc.titleGravações áudio como ferramenta de apoio ao estudo individual do clarinetept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Cláudia Varino.pdf
Size:
2.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: