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Esta tese dissertativa apresenta-se como um estudo científico voltado ao Projeto Político-Pedagógico-PPP, cujo seu objetivo principal, está focado a entender, conhecer as principais dificuldades apresentadas pelos gestores escolares da rede pública de Igarapé Grande no Estado do Maranhão, Brasil, quanto ao processo de elaboração, execução e controle das ações educativas previstas para este instrumento voltado ao planejamento escolar, buscando conhecer suas várias possibilidades que visam à superação dos obstáculos, na ótica dos principais sujeitos voltados aos processos educativos e sua participação efetiva para a construção do plano pedagógio final. Assim, buscou-se desenvolver um debate sucinto sobre o tema ligado ao PPP, reforçado pela fundamentação teórica contida nos capítulos da primeira parte deste trabalho, sendo que a partir da construção das políticas educacionais voltadas as reformas educativas construídas na década 90, com a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB nº 9.394/96 e também através das discussões voltada para autonomia da gestão democrática da escola. Deste modo, buscou-se conhecer as principais concepções dos sujeitos envolvidos na escola acerca do PPP, onde foram identificadas as dificuldades que envolvem sua construção, execução e controle. Com intuito de analisar a ocorrência da participação dos sujeitos diante a esse processo. Também burcou-se verificar se o PPP foi elaborado de forma efetiva em sua implantação nas escolas e também analisar as possíveis possibilidades de sua superação aos impasses diante aos seus processos. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exproratório, cujo estudo empírico foi realizado em cinco escolas da zona urbana, sendo 04 da rede municipal e 01 da estadual de ensino. Os procedimentos metodológicos da investigação incluíram aplicação de questionários pre-definidos. Com isso, foi gerada uma análise dos conteúdos resultantes aos dados desses instrumentos, revelando o nível de apreensão teórica, sendo que o PPP verdadeiramente está sendo compreendido pelos gestores, coordenadores e professores, alunos e pais como uma verdadeira ferramenta planejável organizadora das ações concretas e necessária da escola, sendo que os demais integrantes do conjunto ligado a educação escolar, pais, mães e estudantes, constata-se um pleno desconhecimento sobre as questões votadas ao tema. Também apresentaram-se como resultado negativo para as questões principais ligadas as dificuldades da elaboração, execução e controle do PPP os seguintes pontos: a falta de participação dos agentes escolares e observações relacionadas aos docentes, como sujeitos individualistas que apresentam falta de interesse e participação no processo educativo da escola. Foram também observados nas questões conclusivas que a participação dos sujeitos voltados ao processo construçãoe e gerenciamento do PPP está restrita somente a uma equipe diretiva das escolas e que seu desenvolvimento construtivo, ocorre de forma muito precário com relação o seu desejado. Com isso, foi sinalizados pelos os sujeitos algumas possibilidades para buscar a superação dos impasses relativos à construção, implementação e controle do PPP, sendo que o papel da sinergia e a colaboração mútua da equipe diretiva com à dos professores, sejam dinâmicas e motivadoras em conjunto com a boa vontade, onde a convicção deste processo esteja no cumprimento do papel social da escola, e deste modo, são imprescindíveis os esforços coletivos para que possam criar uma cultura de participação democrática na concepção e gestão do PPP.
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Keywords
gestão escolar pedagogia ensino