Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Antecedentes e consequĂȘncias do amor Ă  marca: o caso Apple

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana_Silva.pdf1.85 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Os consumidores desenvolvem cada vez mais relaçÔes de amor com as marcas, pelo que a investigação dos fatores que levam os consumidores a sentir o amor pelas marcas tem assumido uma importĂąncia acrescida. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em compreender os principais aspetos a que os consumidores atendem quando estabelecem relaçÔes de amor com uma marca, o que poderĂĄ fornecer diretrizes para a gestĂŁo de marcas. Na revisĂŁo da literatura, aborda-se a temĂĄtica do amor Ă  marca e os principais conceitos associados a este tema. Analisar-se-ĂŁo os conceitos de produto hedĂłnico, sensualidade da marca, experiĂȘncia com a marca, prestĂ­gio da marca, identificação com a marca, satisfação com a marca, lealdade Ă  marca e, por fim, o passa-palavra positivo. Desenvolve-se, de seguida, um modelo conceptual e formulam-se dezassete hipĂłteses que serĂŁo testadas na parte empĂ­rica da tese, recorrendo a um inquĂ©rito por questionĂĄrio com aplicação online, distribuĂ­do atravĂ©s de redes sociais e correio eletrĂłnico. Foi obtida uma amostra de 215 respondentes, o que permite analisar os antecedentes e as consequĂȘncias do amor Ă  marca, com recurso a anĂĄlise fatorial exploratĂłria e Ă  anĂĄlise de regressĂŁo linear mĂșltipla. Os resultados obtidos indicam que o produto hedĂłnico e a sensualidade da marca afetam positivamente a experiĂȘncia com a marca. JĂĄ o prestĂ­gio com a marca exerce um efeito positivo na identificação com a marca, na satisfação com a marca e no amor Ă  marca. Por sua vez, a experiĂȘncia com a marca, o prestĂ­gio da marca e a identificação com a marca influenciam positivamente a satisfação com a marca. Realce-se que a experiĂȘncia com a marca, a satisfação com a marca, o prestĂ­gio da marca e a identificação com a marca assumem um papel importante na construção do amor Ă  marca. JĂĄ a satisfação com a marca e o amor Ă  marca evidenciam um impacto positivo na lealdade Ă  marca. Por fim, a satisfação com a marca, o amor Ă  marca e a lealdade exercem um efeito significativo no passa-palavra positivo.

Description

Keywords

Amor Ă  marca Antecedentes ConsequĂȘncias.

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License