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Authors
Abstract(s)
Os consumidores desenvolvem cada vez mais relaçÔes de amor com as marcas, pelo que a investigação dos fatores que levam os consumidores a sentir o amor pelas marcas tem assumido uma importùncia acrescida. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em compreender os principais aspetos a que os consumidores atendem quando estabelecem relaçÔes de amor com uma marca, o que poderå fornecer diretrizes para a gestão de marcas.
Na revisĂŁo da literatura, aborda-se a temĂĄtica do amor Ă marca e os principais conceitos associados a este tema. Analisar-se-ĂŁo os conceitos de produto hedĂłnico, sensualidade da marca, experiĂȘncia com a marca, prestĂgio da marca, identificação com a marca, satisfação com a marca, lealdade Ă marca e, por fim, o passa-palavra positivo.
Desenvolve-se, de seguida, um modelo conceptual e formulam-se dezassete hipĂłteses que serĂŁo testadas na parte empĂrica da tese, recorrendo a um inquĂ©rito por questionĂĄrio com aplicação online, distribuĂdo atravĂ©s de redes sociais e correio eletrĂłnico. Foi obtida uma amostra de 215 respondentes, o que permite analisar os antecedentes e as consequĂȘncias do amor Ă marca, com recurso a anĂĄlise fatorial exploratĂłria e Ă anĂĄlise de regressĂŁo linear mĂșltipla.
Os resultados obtidos indicam que o produto hedĂłnico e a sensualidade da marca afetam positivamente a experiĂȘncia com a marca. JĂĄ o prestĂgio com a marca exerce um efeito positivo na identificação com a marca, na satisfação com a marca e no amor Ă marca. Por sua vez, a experiĂȘncia com a marca, o prestĂgio da marca e a identificação com a marca influenciam positivamente a satisfação com a marca. Realce-se que a experiĂȘncia com a marca, a satisfação com a marca, o prestĂgio da marca e a identificação com a marca assumem um papel importante na construção do amor Ă marca. JĂĄ a satisfação com a marca e o amor Ă marca evidenciam um impacto positivo na lealdade Ă marca. Por fim, a satisfação com a marca, o amor Ă marca e a lealdade exercem um efeito significativo no passa-palavra positivo.
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Keywords
Amor Ă marca Antecedentes ConsequĂȘncias.
