Publication
Afetividade no processo ensino-aprendizagem:
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Silva, Marlene | |
| dc.contributor.author | Costa, Joana | |
| dc.date.accessioned | 2022-06-25T13:42:59Z | |
| dc.date.available | 2022-06-25T13:42:59Z | |
| dc.date.issued | 2022-02-11 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório, realizou-se em contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, destina-se à obtenção do grau de mestre e teve como objetivo estudar as perceções dos docentes acerca da afetividade e do seu contributo para o processo ensino-aprendizagem. Este tema tem sido alvo de crescente reflexão e estudo uma vez que está na base das relações humanas, atualmente tão comprometidas. No campo educacional, a afetividade é um fator determinante na relação educativa/pedagógica, permitindo que esta seja motivadora, desafiadora e baseada na confiança, potencie um clima de aprendizagem benéfico e capaz de promover aprendizagens significativas. O educador/professor e a criança/aluno são parceiros de aprendizagem. O presente Relatório Final é um estudo interpretativo com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), por isso, de forma a dar resposta ao problema em estudo, forma realizadas entrevistas aos docentes (educadores e professores do 1º ciclo do ensino básico) e foram realizados questionários aos docentes destas valências. Os resultados do presente estudo evidenciam uma preocupação crescente sobre a afetividade como fator imprescindível na relação educativa/pedagógica e consequentemente como contributo para o desenvolvimento de aprendizagens significativas. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203026586 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41192 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Afetividade | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_PT |
| dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Educador/professor | pt_PT |
| dc.subject | Relação educativa/pedagógica | pt_PT |
| dc.title | Afetividade no processo ensino-aprendizagem: | pt_PT |
| dc.title.alternative | perceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
