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Perceções acerca da relação com os técnicos de reinserção social e motivação para a mudança em pessoas em cumprimento de penas e medidas de execução na comunidade

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Miranda, Eliana Filipa Costa Lopes Correia.pdf1010.3 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A relação entre os Técnicos de Reinserção Social e as pessoas a cumprir penas e medidas tem sido reconhecida como um fator essencial para o sucesso das intervenções e para a promoção de mudanças significativas, especialmente na redução da reincidência. A qualidade dessa relação, aliada à motivação para a mudança, é fundamental para a eficácia do acompanhamento. No contexto da execução de penas e medidas na comunidade, apesar da crescente valorização destas intervenções, permanecem escassos os estudos que explorem a perceção dos ofensores acerca da relação com o técnico, a sua motivação para a mudança e a associação entre ambas, especialmente em Portugal. Assim, o presente estudo tem como principal objetivo explorar a relação entre as perceções acerca da relação com os Técnicos de Reinserção Social e a motivação para a mudança, em pessoas que se encontram a cumprir penas e medidas na comunidade. A amostra da investigação foi constituída por 50 pessoas (42 do sexo masculino e 8 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 23 e os 68 anos, a cumprir penas e medidas de execução na comunidade, acompanhadas por Técnicos de Reinserção Social de Equipas de Reinserção Social da região de Setúbal. A perceção acerca da sessão com o Técnico de Reinserção Social foi analisada através da Session Rating Scale (SRS). Para avaliar a motivação para a mudança foi utilizada a University of Rhode Island Change Assessment (URICA). De acordo com os resultados desta investigação, verificou-se uma elevada satisfação em relação à sessão, e destacam-se as fases da contemplação e ação como predominantes na motivação para a mudança. Além disso, não se verificou a existência de relação entre a perceção acerca da sessão com o Técnico de Reinserção Social e a motivação para a mudança, nem se verificaram diferenças significativas relativamente à perceção acerca da sessão com o Técnico entre estádios motivacionais. Os resultados demonstraram que à medida que o tempo de acompanhamento aumenta, diminui a perceção acerca do respeito e compreensão, do ajustamento entre pessoa e técnico, da avaliação global da sessão e a perceção geral da relação com o Técnico. Observou-se ainda que o grupo na fase motivacional da ação apresenta um tempo de acompanhamento superior ao grupo pré-contemplação/contemplação. Este estudo aprofunda o conhecimento da intervenção comunitária, apoiando a prática técnica e políticas de reinserção baseadas em evidência.
The relationship between Probation Officers and probationers has been recognized as an essential factor for the success of interventions and for promoting significant changes, especially in reducing recidivism. The quality of this relationship, combined with the motivation for change, is fundamental for effective monitoring. In the context of probation, despite the growing appreciation of these interventions, there are still few studies exploring offenders' perceptions about the relationship with the Probation Officer, their motivation for change and the association between the two, especially in Portugal. Therefore, the main objective of this study is to explore the relationship between perceptions about the relationship with Probation Officers and motivation for change on probationers. The sample of the investigation consisted of 50 people (42 males and 8 females), aged between 23 and 68, in probation, accompanied by Probation Officers from Probation Teams in Setúbal. The perception about the session with Probation Officers was analysed using the Session Rating Scale (SRS). The University of Rhode Island Change Assessment (URICA) was used to assess motivation for change. The results of the present investigation, demonstrate that there was high satisfaction with the session, and the contemplation and action phases stand out as predominant in motivation for change. In addition, there was no relationship between the perception about the session with the Probation Officer and the motivation for change. However, the results showed that there is a negative relationship between the perception about the session with the Probation Officer and the time of the follow-up, wich means, as the time of the follow-up increases, the perception of respect and understanding, the adjustment between the person and the Probation Officer, the overall evaluation of the session and the general perception of the relationship with the Probation Officer decreases. Comparing the stages of motivation for change, there were no significant differences in terms of perceptions about the session with the Probation Officer, but the action group had a longer follow-up time than the pre-contemplation/contemplation group. This investigation adds to the knowledge of community intervention, supporting technical practice and evidence-based probation policies.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz

Keywords

Penas e medidas na comunidade Técnico de reinserção social Relação Perceção Motivação para a mudança

Pedagogical Context

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