Publication
Um caminho de aprendizagens em constante construção
dc.contributor.advisor | Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- | |
dc.contributor.advisor | Pereira, José Miguel Sacramento, 1968- | |
dc.contributor.author | Ramos, Sara Cristina Paulo | |
dc.date.accessioned | 2019-03-20T11:19:53Z | |
dc.date.available | 2019-03-20T11:19:53Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | No âmbito de Mestrado em Formação em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico escrevi o presente Relatório Final com o intuito de sintetizar de forma reflexiva, o meu itinerário formativo, nomeadamente a prática supervisionada nas duas valências, assim como, as experiências-chave consideradas fundamentais nesta fase de formação e de contacto com a realidade educativa. Pretende-se realçar algumas vivências essenciais ao meu processo de formação, nomeadamente, aspetos relativos aos contextos de estágio e às práticas educativas, onde a criança foi encarada como figura central no processo de ensinoaprendizagem. É através da experiência que construímos as nossas aprendizagens e o aperfeiçoamento das nossas ações, foi através das reflexões aqui presentes que melhor compreendi quais as práticas pedagógicas que melhor respondem aos interesses das crianças e ao seu desenvolvimento integral. Estruturalmente, o documento fragmenta-se em duas partes principais. Na primeira parte contextualiza-se e caracteriza-se os contextos educativos e as praticas nos mesmos. Numa segunda parte, salientam-se as vivências consideradas fundamentais neste percurso, através da redação de seis experiências-chave, envoltas na linha orientadora deste itinerário, a procura de uma convergência educativa ente a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. No presente documento, encontra-se um caminho de aprendizagens que se relacionam pela implementação da Abordagem de Mosaico no Jardim de Infância, a importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no JI, os desafios da inclusão nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), a relação da família, no Jardim de Infância e na Escola, em contextos distintos como potenciadora do desenvolvimento e sucesso educativo das crianças, assim como, a importância do intervalo no 1º CEB e o contato com a Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP). | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202179990 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/28096 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Experiências-Chave | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.title | Um caminho de aprendizagens em constante construção | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |