Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Transição de um membro da família para o exercício do papel de prestador de cuidados de um doente com cancro colo-rectal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
F.Pereira-10.pdf180.22 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Objectivo: Descrever como lida o membro da família na transição para o exercício do papel de prestador de cuidados de um doente com cancro colorectal à luz da Teoria das Transições em Enfermagem. Método: Realizamos a revisão da literatura segundo os passos preconizados pela Cochrane Reviewers Handbook, durante os meses de Novembro e Dezembro de 2010. Resultados: Foram analisados 10 artigos, em que 8 são estudos primários e 2 de revisão sistemática da literatura. A partir da análise dos dados, constatamos que os estudos demonstram que a condição de saúde dos doentes com cancro varia no decurso da doença e/ou tratamentos, mas não aprofundam ou descrevem em que momentos essas alterações ocorrem; que factores as precipitam e qual o impacto no exercício do papel de Membro da Família Prestador de Cuidados. Conclusões: Os estudos descrevem o impacto da doença oncológica no seio da família, no entanto, pouco exploram os momentos/eventos em que o membro da família prestador de cuidados reconhece e percepciona o processo de transição para o exercício do novo papel. Os enfermeiros podem ajudar os “Membros da Família Prestadores de Cuidados” em processo de transição através da utilização de instrumentos capazes de monitorizar e acompanhar estes clientes, com base nos condicionalismos pessoais e comunitários que influenciam o exercício do papel, bem como os padrões de resposta decorrentes do exercício do papel.
Aim: Describe how a family member deals with the transition to caretaker of a colorectal cancer patient, according to Transitions in Nursery Theory. Method: Literature review through Cochrane Reviewers Handbook steps between November and December of 2010. Results: There were 10 articles analyzed: 8 primary studies, 2 sistematic reviews of literature.Through the data analysis, we have concluded that patiences’ health condition varies with the course of the disease and/or treatment, but we weren’t able to identify the moment that changes occur; what factors enable them and what is the impact in the role of the family member caretaker. Conclusions: These studies describe the impact of a cancer disease in family environment but they don’t work on the moment that the family member perceives the role transition to caretaker. Nurses can help the family members in this process through instruments able to track and follow these clients, based on personal and comunitary conditions which have impact in this role performance as well the answer padrons of the role performance.

Description

Keywords

Familiar cuidador Cancro colorectal

Pedagogical Context

Citation

onco.news > ano VI ∙ n.º 21 ∙ jul-out 2012

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa