Publication
O papel do diretor na promoção do sucesso educativo no modelo de ensino privado: um estudo qualitativo com diretores de cinco escolas portuguesas
| dc.contributor.advisor | Santos, José Rebelo dos | |
| dc.contributor.author | Alves, Marco Aurélio dos Santos | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-12T15:06:46Z | |
| dc.date.available | 2025-12-12T15:06:46Z | |
| dc.date.issued | 2025-11 | |
| dc.description.abstract | Este estudo investiga o papel da liderança dos diretores escolares no sucesso educativo em escolas privadas portuguesas com percurso formativo completo, do pré-escolar ao ensino secundário. A investigação adota uma abordagem qualitativa, centrando-se na análise de cinco entrevistas semiestruturadas a diretores e nos respetivos projetos educativos institucionais. Através de uma análise de conteúdo orientada por seis categorias temáticas — visão e liderança estratégica, gestão pedagógica e curricular, foco no sucesso educativo, cultura organizacional e clima escolar, inovação e autonomia, e relação com a comunidade educativa — procura-se compreender de que modo a ação dos influencia as práticas, valores e resultados das suas escolas. Os resultados apontam para uma forte presença da liderança estratégica nas práticas do quotidiano, nem sempre refletida com igual intensidade nos documentos institucionais. A triangulação dos dados revela padrões de coerência, mas também áreas de descompasso entre discurso e formalização institucional, sublinhando a importância de uma liderança pedagógica articulada e consciente no setor privado da educação. O estudo contribui para o aprofundamento da reflexão sobre as dinâmicas de liderança e gestão no contexto educativo português, oferecendo pistas relevantes para a prática e para futuras investigações. | por |
| dc.description.abstract | This study explores the role of school leadership in promoting educational success within Portuguese private schools offering a complete educational pathway from preschool to secondary education. Adopting a qualitative approach, the research draws on five semi-structured interviews with school directors and the analysis of their respective educational projects. Using content analysis based on six thematic categories — strategic vision and leadership, pedagogical and curricular management, focus on educational success, organizational culture and school climate, innovation and autonomy, and community engagement — the study examines how leadership practices shape school values, strategies, and outcomes. The findings reveal a strong presence of strategic leadership in everyday practices, though not always equally reflected in institutional documents. Data triangulation highlights both alignment and divergence between directors’ narratives and institutional frameworks, emphasizing the significance of pedagogical leadership in the private education sector. The study deepens the understanding of leadership and management dynamics in Portuguese schools, offering relevant insights for practice and future research. | eng |
| dc.identifier.tid | 204062462 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/60363 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Liderança escolar | |
| dc.subject | Sucesso educativo | |
| dc.subject | Ensino privado | |
| dc.subject | Gestão escolar | |
| dc.subject | School leadership | |
| dc.subject | Educational success | |
| dc.subject | Private education | |
| dc.subject | School management | |
| dc.title | O papel do diretor na promoção do sucesso educativo no modelo de ensino privado: um estudo qualitativo com diretores de cinco escolas portuguesas | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Setúbal | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Gestão e Administração de Escolas |
