Repository logo
 
Publication

O papel do diretor na promoção do sucesso educativo no modelo de ensino privado: um estudo qualitativo com diretores de cinco escolas portuguesas

dc.contributor.advisorSantos, José Rebelo dos
dc.contributor.authorAlves, Marco Aurélio dos Santos
dc.date.accessioned2025-12-12T15:06:46Z
dc.date.available2025-12-12T15:06:46Z
dc.date.issued2025-11
dc.description.abstractEste estudo investiga o papel da liderança dos diretores escolares no sucesso educativo em escolas privadas portuguesas com percurso formativo completo, do pré-escolar ao ensino secundário. A investigação adota uma abordagem qualitativa, centrando-se na análise de cinco entrevistas semiestruturadas a diretores e nos respetivos projetos educativos institucionais. Através de uma análise de conteúdo orientada por seis categorias temáticas — visão e liderança estratégica, gestão pedagógica e curricular, foco no sucesso educativo, cultura organizacional e clima escolar, inovação e autonomia, e relação com a comunidade educativa — procura-se compreender de que modo a ação dos influencia as práticas, valores e resultados das suas escolas. Os resultados apontam para uma forte presença da liderança estratégica nas práticas do quotidiano, nem sempre refletida com igual intensidade nos documentos institucionais. A triangulação dos dados revela padrões de coerência, mas também áreas de descompasso entre discurso e formalização institucional, sublinhando a importância de uma liderança pedagógica articulada e consciente no setor privado da educação. O estudo contribui para o aprofundamento da reflexão sobre as dinâmicas de liderança e gestão no contexto educativo português, oferecendo pistas relevantes para a prática e para futuras investigações.por
dc.description.abstractThis study explores the role of school leadership in promoting educational success within Portuguese private schools offering a complete educational pathway from preschool to secondary education. Adopting a qualitative approach, the research draws on five semi-structured interviews with school directors and the analysis of their respective educational projects. Using content analysis based on six thematic categories — strategic vision and leadership, pedagogical and curricular management, focus on educational success, organizational culture and school climate, innovation and autonomy, and community engagement — the study examines how leadership practices shape school values, strategies, and outcomes. The findings reveal a strong presence of strategic leadership in everyday practices, though not always equally reflected in institutional documents. Data triangulation highlights both alignment and divergence between directors’ narratives and institutional frameworks, emphasizing the significance of pedagogical leadership in the private education sector. The study deepens the understanding of leadership and management dynamics in Portuguese schools, offering relevant insights for practice and future research.eng
dc.identifier.tid204062462
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/60363
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectLiderança escolar
dc.subjectSucesso educativo
dc.subjectEnsino privado
dc.subjectGestão escolar
dc.subjectSchool leadership
dc.subjectEducational success
dc.subjectPrivate education
dc.subjectSchool management
dc.titleO papel do diretor na promoção do sucesso educativo no modelo de ensino privado: um estudo qualitativo com diretores de cinco escolas portuguesaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Administração de Escolas

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação - versão para submissão.pdf
Size:
794 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: