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Operação de Abastecimento de Bancas de LNG, Procedimentos Operacionais e de Segurança

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O estudo está alicerçado na descarbonização marítima e no facto do Gás Natural Liquefeito (GNL) estar a expandir-se globalmente como combustível naval, não obstante a controvérsia gerada na literatura sobre o tema. A pesquisa tem como output um Manual de Operações de Bunkering de GNL, partindo de duas questões: Quais as principais questões inerentes à disponibilização e utilização do GNL como combustível marítimo? Quais os requisitos operacionais e de segurança transversais a qualquer operação de bunkering de GNL nos portos portugueses? A referência na Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede dos Portos Comerciais do Continente — Horizonte 2026, no sentido de transformar o sistema portuário português numa «área de serviço» para abastecimento de navios a GNL e num hub reexportador de GNL, e a afirmação do XXI Governo Constitucional da vantagem competitiva do posicionamento geográfico e geopolítico de Portugal para o GNL, constituíram as hipóteses de trabalho. O referencial teórico pretendeu conhecer os desafios que se colocam ao transporte marítimo e o enquadramento — internacional, europeu e nacional — para o bunkering de GNL. A pesquisa insere-se num paradigma interpretativo, com abordagens qualitativas e quantitativas, a que se juntou o método de estudo de caso através da observação, análise de documentos e questionário. Para o estudo da correlação das hipóteses foi aplicado um inquérito por questionário (229 respondentes: profissionais marítimo-portuários, autoridades portuárias e agentes de navegação), concluindo-se que os portos de Lisboa, de Leixões e de Sines, acolhem a concordância para o abastecimento de bancas marítimas de GNL, numa aposta do reforço da capacidade e atratividade das infraestruturas de transporte internacional. O manual proposto, partiu do estudo da cadeia de valor do GNL e dos resultados do questionário, e visa garantir o abastecimento dos navios, nas modalidades Ship-To-Ship, Port-To-Ship e Truck-To-Ship, com elevados níveis de segurança, integridade e confiabilidade.

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Descarbonização marítima. Mobilidade hipocarbónica. GNL. Bunkering de GNL. Segurança

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