Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.82 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-
Escolar e Ensino do 1º CEB e procura refletir sobre a minha Prática do Ensino Supervisionada
(PES) no 1º Ciclo do Ensino Básico realizada numa instituição da rede pública nos subúrbios
de Lisboa.
Este relatório tem como objeto de estudo a importância dos materiais manipuláveis em
sala de aula do 1º Ciclo, no que toca ao ensino da matemática bem como ao papel do
professor na mediação destes materiais.
Depois de uma leitura cuidada a autores de referência, foram explicadas e refletidas as
atividades e práticas por mim realizadas no contexto de sala de aula, recorrendo a materiais
manipuláveis. Podendo assim encontrar padrões de comportamento não só das crianças como
do adulto/mediador.
A opção metodológica escolhida foi de caráter qualitativo, visto ter como interesse
aprofundar o conhecimento de dada realidade. Os dados foram recolhidos através de
observação participante registados nas planificações, reflexões das planificações e diários
realizadosna PES.
Description
Keywords
Ensino Básico Matemática Materiais manipuláveis Aprendizagem