Repository logo
 
Publication

Relatório final da prática de ensino supervisionada. A leitura de histórias na educação pré-escolar

dc.contributor.advisorMacara, Maria Teresa
dc.contributor.authorCardeal, Carmen Micaela Marques
dc.date.accessioned2018-01-18T10:49:29Z
dc.date.available2018-01-18T10:49:29Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, que aqui se apresenta, reflete o trabalho de estágio realizado durante um semestre, num jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. O estágio decorreu desde outubro de 2014 a janeiro de 2015, numa Instituição Particular de Solidariedade Social. Na fase inicial de conhecimento e interação com o grupo e no decorrer das observações realizadas na sala, foi possível encontrar um campo de intervenção prioritário - a leitura de histórias -, uma vez que as crianças, apesar de gostarem bastante deste momento, eu tinha dificuldade em geri-lo de forma a conquistar a concentração mais prolongada das crianças para ouvirem uma história até ao fim, sem interromperem bastantes vezes. Assim, definiu-se como temática orientadora da investigação ação a desenvolver, “A Leitura de Historias na Educação Pré-escolar”, focada no porquê, quando e como. Do Relatório constará também a caracterização do meio, da instituição, da sala e do grupo de crianças participantes no estudo, que nos permitiu contextualizar e mostrar o caminho feito na compreensão e fundamentação da importância e contributo da leitura de histórias junto deste grupo de crianças. O trabalho de pesquisa teórica e de experimentação permitiu-nos concluir que os momentos de leitura de uma história representam uma importante contribuição para o processo de ensino-aprendizagem da criança, uma vez que mobilizam o desenvolvimento da concentração, da criatividade e da imaginação de cada uma, bem como dão suporte à compreensão do mundo e à integração dos sentimentos, contribuindo assim para um desenvolvimento mais harmonioso. Por isso há que investir na criação de condições ideais para que tal aconteça.pt_PT
dc.identifier.tid202971848
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20595
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectHistóriaspt_PT
dc.subjectLivropt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.titleRelatório final da prática de ensino supervisionada. A leitura de histórias na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameMestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATORIO Carmen Alterado 15abr.pdf
Size:
2.85 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: