Publication
Relatório final da prática de ensino supervisionada. A leitura de histórias na educação pré-escolar
dc.contributor.advisor | Macara, Maria Teresa | |
dc.contributor.author | Cardeal, Carmen Micaela Marques | |
dc.date.accessioned | 2018-01-18T10:49:29Z | |
dc.date.available | 2018-01-18T10:49:29Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, que aqui se apresenta, reflete o trabalho de estágio realizado durante um semestre, num jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. O estágio decorreu desde outubro de 2014 a janeiro de 2015, numa Instituição Particular de Solidariedade Social. Na fase inicial de conhecimento e interação com o grupo e no decorrer das observações realizadas na sala, foi possível encontrar um campo de intervenção prioritário - a leitura de histórias -, uma vez que as crianças, apesar de gostarem bastante deste momento, eu tinha dificuldade em geri-lo de forma a conquistar a concentração mais prolongada das crianças para ouvirem uma história até ao fim, sem interromperem bastantes vezes. Assim, definiu-se como temática orientadora da investigação ação a desenvolver, “A Leitura de Historias na Educação Pré-escolar”, focada no porquê, quando e como. Do Relatório constará também a caracterização do meio, da instituição, da sala e do grupo de crianças participantes no estudo, que nos permitiu contextualizar e mostrar o caminho feito na compreensão e fundamentação da importância e contributo da leitura de histórias junto deste grupo de crianças. O trabalho de pesquisa teórica e de experimentação permitiu-nos concluir que os momentos de leitura de uma história representam uma importante contribuição para o processo de ensino-aprendizagem da criança, uma vez que mobilizam o desenvolvimento da concentração, da criatividade e da imaginação de cada uma, bem como dão suporte à compreensão do mundo e à integração dos sentimentos, contribuindo assim para um desenvolvimento mais harmonioso. Por isso há que investir na criação de condições ideais para que tal aconteça. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202971848 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/20595 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Histórias | pt_PT |
dc.subject | Livro | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.title | Relatório final da prática de ensino supervisionada. A leitura de histórias na educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Educação e Ciências | |
thesis.degree.name | Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar | pt_PT |