Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório final da prática de ensino supervisionada. A leitura de histórias na educação pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RELATORIO Carmen Alterado 15abr.pdf2.85 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, que aqui se apresenta, reflete o trabalho de estágio realizado durante um semestre, num jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. O estágio decorreu desde outubro de 2014 a janeiro de 2015, numa Instituição Particular de Solidariedade Social. Na fase inicial de conhecimento e interação com o grupo e no decorrer das observações realizadas na sala, foi possível encontrar um campo de intervenção prioritário - a leitura de histórias -, uma vez que as crianças, apesar de gostarem bastante deste momento, eu tinha dificuldade em geri-lo de forma a conquistar a concentração mais prolongada das crianças para ouvirem uma história até ao fim, sem interromperem bastantes vezes. Assim, definiu-se como temática orientadora da investigação ação a desenvolver, “A Leitura de Historias na Educação Pré-escolar”, focada no porquê, quando e como. Do Relatório constará também a caracterização do meio, da instituição, da sala e do grupo de crianças participantes no estudo, que nos permitiu contextualizar e mostrar o caminho feito na compreensão e fundamentação da importância e contributo da leitura de histórias junto deste grupo de crianças. O trabalho de pesquisa teórica e de experimentação permitiu-nos concluir que os momentos de leitura de uma história representam uma importante contribuição para o processo de ensino-aprendizagem da criança, uma vez que mobilizam o desenvolvimento da concentração, da criatividade e da imaginação de cada uma, bem como dão suporte à compreensão do mundo e à integração dos sentimentos, contribuindo assim para um desenvolvimento mais harmonioso. Por isso há que investir na criação de condições ideais para que tal aconteça.

Description

Keywords

Leitura Histórias Livro Crianças

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue