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O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, que aqui se apresenta, reflete o trabalho de estágio realizado durante um semestre, num jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. O estágio decorreu desde outubro de 2014 a janeiro de 2015, numa Instituição Particular de Solidariedade Social.
Na fase inicial de conhecimento e interação com o grupo e no decorrer das observações realizadas na sala, foi possível encontrar um campo de intervenção prioritário - a leitura de histórias -, uma vez que as crianças, apesar de gostarem bastante deste momento, eu tinha dificuldade em geri-lo de forma a conquistar a concentração mais prolongada das crianças para ouvirem uma história até ao fim, sem interromperem bastantes vezes. Assim, definiu-se como temática orientadora da investigação ação a desenvolver, “A Leitura de Historias na Educação Pré-escolar”, focada no porquê, quando e como.
Do Relatório constará também a caracterização do meio, da instituição, da sala e do grupo de crianças participantes no estudo, que nos permitiu contextualizar e mostrar o caminho feito na compreensão e fundamentação da importância e contributo da leitura de histórias junto deste grupo de crianças.
O trabalho de pesquisa teórica e de experimentação permitiu-nos concluir que os momentos de leitura de uma história representam uma importante contribuição para o processo de ensino-aprendizagem da criança, uma vez que mobilizam o desenvolvimento da concentração, da criatividade e da imaginação de cada uma, bem como dão suporte à compreensão do mundo e à integração dos sentimentos, contribuindo assim para um desenvolvimento mais harmonioso. Por isso há que investir na criação de condições ideais para que tal aconteça.
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Leitura Histórias Livro Crianças