dc.contributor.author | Bastos, Mónica | |
dc.contributor.author | Pinto, Jorge | |
dc.date.accessioned | 2018-04-13T11:55:48Z | |
dc.date.available | 2018-04-13T11:55:48Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como principal objetivo conhecer, de forma aprofundada, as caracterĆsticas e o papel do feedback oral fornecidos durante da exploração de tarefas matemĆ”ticas em grande grupo, no quadro em termos da aprendizagem dos alunos. Os feedback definem-se como sendo o tipo de informação dispensada aos diferentes alunos de modo a permitir-lhes confrontarem-se com as suas dificuldades, pensarem sobre elas para as conseguirem superar, diminuindo assim a distĆ¢ncia entre aquilo que sabem e aquilo que era suposto saberem. Todavia para que isto aconteƧa Ć© necessĆ”rio que o professor tenha esta intencionalidade e que seja capaz de colocar ou fornecer as informaƧƵes adequadas. Como vĆ”rios autores referem, nĆ£o Ć© a quantidade de feedbacks mas a sua qualidade que pode contribuir para a consecução dessas aprendizagens. Este estudo teve como ponto de partida perceber quais as caracterĆsticas do feedback oral em tarefas matemĆ”ticas dirigidas a toda a turma de modo a responder Ć seguinte questĆ£o: Ć© possĆvel transformar uma correção no quadro num momento de aprendizagem diferenciada? Ć uma investigação que se insere numa perspetiva qualitativa sobre a prĆ”tica, tendo como mĆ©todo de estudo o estudo de caso. As dimensƵes de anĆ”lise foram a dinĆ¢mica (para quem se dirige a interação); o foco (sobre que assunto; significado (com que intenção) Da anĆ”lise dos dados foi possĆvel concluir que existiram algumas tendĆŖncias em cada dimensĆ£o: na dinĆ¢mica, a interação professor/turma foi a mais frequente, indicando que os feedbacks foram dirigidos essencialmente a toda a turma; no foco, a tendĆŖncia incidiu sobre a concetualização e o processos; e no significado foram as subcategoria questionar para obter um resultado e para orientar os alunos, que se evidenciaram como as mais utilizadas. De um modo geral ainda foi possĆvel reconhecer algumas das vantagens patentes na prĆ”tica de feedbacks orais, das quais destaco a eficĆ”cia desta metodologia enquanto: i) instrumento promotor de aprendizagem em matemĆ”tica; e ainda ii) como instrumento propĆcio Ć prĆ”tica de diferenciação pedagógica. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Bastos, M. & Pinto, J. (2017). O feedback oral: um instrumento de diferenciação? In J. Pinhal, F. A. Costa & A. R. Faria (Orgs.). As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores: atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 103-113). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8272-26-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/22301 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | en |
dc.publisher | Universidade de Lisboa, Instituto de Educação | pt_PT |
dc.subject | Feedback oral | pt_PT |
dc.subject | Diferenciação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_PT |
dc.title | O feedback oral: um instrumento de diferenciação? | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 113 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 103 | pt_PT |
oaire.citation.title | As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores: atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal | pt_PT |
person.familyName | Pinto | |
person.givenName | Jorge | |
person.identifier.ciencia-id | 7218-24BB-3DBB | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2819-8114 | |
person.identifier.scopus-author-id | 37063603600 | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | bookPart | en |
relation.isAuthorOfPublication | 84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146 | |
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