Repository logo
 
Publication

O feedback oral: um instrumento de diferenciação?

dc.contributor.authorBastos, Mónica
dc.contributor.authorPinto, Jorge
dc.date.accessioned2018-04-13T11:55:48Z
dc.date.available2018-04-13T11:55:48Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste trabalho teve como principal objetivo conhecer, de forma aprofundada, as caracterĆ­sticas e o papel do feedback oral fornecidos durante da exploração de tarefas matemĆ”ticas em grande grupo, no quadro em termos da aprendizagem dos alunos. Os feedback definem-se como sendo o tipo de informação dispensada aos diferentes alunos de modo a permitir-lhes confrontarem-se com as suas dificuldades, pensarem sobre elas para as conseguirem superar, diminuindo assim a distĆ¢ncia entre aquilo que sabem e aquilo que era suposto saberem. Todavia para que isto aconteƧa Ć© necessĆ”rio que o professor tenha esta intencionalidade e que seja capaz de colocar ou fornecer as informaƧƵes adequadas. Como vĆ”rios autores referem, nĆ£o Ć© a quantidade de feedbacks mas a sua qualidade que pode contribuir para a consecução dessas aprendizagens. Este estudo teve como ponto de partida perceber quais as caracterĆ­sticas do feedback oral em tarefas matemĆ”ticas dirigidas a toda a turma de modo a responder Ć  seguinte questĆ£o: Ć© possĆ­vel transformar uma correção no quadro num momento de aprendizagem diferenciada? Ɖ uma investigação que se insere numa perspetiva qualitativa sobre a prĆ”tica, tendo como mĆ©todo de estudo o estudo de caso. As dimensƵes de anĆ”lise foram a dinĆ¢mica (para quem se dirige a interação); o foco (sobre que assunto; significado (com que intenção) Da anĆ”lise dos dados foi possĆ­vel concluir que existiram algumas tendĆŖncias em cada dimensĆ£o: na dinĆ¢mica, a interação professor/turma foi a mais frequente, indicando que os feedbacks foram dirigidos essencialmente a toda a turma; no foco, a tendĆŖncia incidiu sobre a concetualização e o processos; e no significado foram as subcategoria questionar para obter um resultado e para orientar os alunos, que se evidenciaram como as mais utilizadas. De um modo geral ainda foi possĆ­vel reconhecer algumas das vantagens patentes na prĆ”tica de feedbacks orais, das quais destaco a eficĆ”cia desta metodologia enquanto: i) instrumento promotor de aprendizagem em matemĆ”tica; e ainda ii) como instrumento propĆ­cio Ć  prĆ”tica de diferenciação pedagógica.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBastos, M. & Pinto, J. (2017). O feedback oral: um instrumento de diferenciação? In J. Pinhal, F. A. Costa & A. R. Faria (Orgs.). As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores: atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 103-113). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-26-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/22301
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Instituto de Educaçãopt_PT
dc.subjectFeedback oralpt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAvaliação formativapt_PT
dc.titleO feedback oral: um instrumento de diferenciação?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage113pt_PT
oaire.citation.startPage103pt_PT
oaire.citation.titleAs pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores: atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugalpt_PT
person.familyNamePinto
person.givenNameJorge
person.identifier.ciencia-id7218-24BB-3DBB
person.identifier.orcid0000-0002-2819-8114
person.identifier.scopus-author-id37063603600
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typebookParten
relation.isAuthorOfPublication84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O feedback oral - pp. 103-113.pdf
Size:
465.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: